Governo do Estado e Exército alinham ações do Programa Amazônia Conectada

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

O Governo do Amazonas e o Exército Brasileiro estão trabalhando em ações para fortalecer o Programa Amazônia Conectada, implantado pelo Exército em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), que leva infraestrutura de fibra ótica por cabos subaquáticos nos leitos dos rios da Amazônia. Os avanços na conectividade irão possibilitar a expansão do projeto de Telessaúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).


Representantes do Exército e do Governo estiveram reunidos para alinhar ações do programa, nesta segunda-feira (17/05), no 4º Centro de Telemática de Área (CTA) do Comando Militar da Amazônia. Entre os pontos debatidos esteve a assinatura de um acordo de cooperação técnica que será firmado entre o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), e o Exército. A minuta do acordo está sendo elaborada pela Sead em conjunto com o Exército.

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

“O Exército, a partir desta reunião, está solicitando junto ao Governo do Estado o serviço de conectividade. Com essa formalização teremos a governança do Estado com o apoio do exército e, principalmente, com a implementação e o apoio técnico da Prodam. Para SES-AM é fundamental esses avanços em conectividade, uma vez que já trabalhamos com o projeto de telemedicina e isso vem nos ajudando bastante”, explicou o secretário executivo adjunto de tecnologia da inovação (Seati) da SES-AM, Francisco Arce.

Da reunião, participaram também o secretário executivo de gestão de bens patrimoniais e gastos públicos da Sead, Fabrício Barbosa; o chefe do departamento de extensão tecnológica e inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Silva; os generais de divisão Carlos Dahmer e de brigada Carlos Góes; e o chefe do 4º CTA, tenente coronel Marcel Carvalho.

Telemedicina – De acordo com o secretário da Seati, a conexão por fibra ótica nos municípios dará impulso ao projeto de Telessaúde, executado pela SES-AM, em parceria com o Hospital Albert Einstein, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

O projeto está presente em 13 municípios do interior e na zona rural de Manaus; e superou 800 consultas especializadas em menos de sete meses. Segundo Arce, com o avanço da conectividade por fibra ótica, nas unidades de saúde, a meta é ampliar as especialidades médicas do projeto.

“O que nós queremos agora junto aos municípios é ampliar os serviços especializados. Hoje, estamos com sete especialidades que o Albert Einstein tem oferecido, mas a ideia é ampliar (o projeto) para todos os municípios. Nossa meta até metade deste ano é aumentar para 30 municípios e obter a maior quantidade de especialidades médicas”, ressaltou o secretário.

Artigo anteriorPrefeito fiscaliza obras finais da ‘feira flutuante‘ da Manaus Moderna
Próximo artigoAusente na CMM, David Reis quer que férias de julho sejam mantidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui