Grupo Baltazar tem falência decretada no Amazonas

Foto: Reprodução

Conforme decisão do juiz da 7ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Rosselberto Himenes, o Grupo Baltazar José de Souza está com falência decretada. O pedido para decretação partiu do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e da Administradora Judicial.


O grupo estava há dez anos em recuperação judicial e possuía dívidas que ultrapassavam R$ 1 bilhão. De acordo com a decisão judicial, o Grupo Baltazar não cumpriu a recuperação e as empresas operadas (Soltur, Viman, Cidade de Manaus, Jaraqui e Real Amazonas) se tornaram inviáveis. Há ainda outras empresas na lista do grupo.

“O descumprimento do plano no período de supervisão judicial é evidente, diante das diversas apurações do administrador judicial e da própria confissão das recuperandas, que sequer sabem quais são os créditos remanescentes. No mais, a inviabilidade da empresa restou cabalmente demonstrada, pelos sucessivos prejuízos da operação”, diz trecho da decisão.
O magistrado determinou, ainda, que os ônibus, contas bancárias e outros bens das empresas e dos proprietários fossem bloqueados judicialmente. Além disso, o Grupo Baltazar deverá apresentar a relação de credores em até dez dias.

“Os administradores das falidas devem apresentar, no prazo de 10 dias, a relação nominal de credores, descontando eventuais valores pagos ao tempo da recuperação judicial e incluindo os créditos que não estavam submetidos à recuperação (artigo 99, III), se for o caso indicando a possibilidade de aproveitar o edital do artigo 7o.,§ 2º, da Lei n. 11.101/05, desde que não existam pagamentos durante a recuperação judicial”, determinou a Justiça.

Respondem pelas empresas o sócio administrativo e fundador do Grupo, Baltazar José de Souza, sua mulher e coproprietária Odete Maria Fernandes Souza; a representante legal e sócia Dayse Baltazar Fernandes Sousa (filha de Baltazar), o marido dela, Adair Teixeira da Silva; e o sócio Dierly Baltazar Fernandes Souza (filho de Baltazar).

Artigo anteriorTCE-AM suspende pregão eletrônico para fornecimento de vestuário da Prefeitura de Manaus
Próximo artigoSemsa disponibiliza edital do concurso em versão braille

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui