Hamilton erra e Rosberg garante a pole no canadá, Massa é o 5º

Nico Rosbeg aproveita fala de Hamilton, e sai na frente no GP do Canadá/Foto: Getty Images
Nico Rosbeg aproveita fala de Hamilton, e sai na frente no GP do Canadá/Foto: Getty Images
Nico Rosbeg aproveita fala de Hamilton, e sai na frente no GP do Canadá/Foto: Getty Images

Se em Mônaco o erro de Nico Rosberg fez o alemão garantir a pole position e abalou o clima na Mercedes, dessa vez, no treino classificatório para o GP do Canadá, foi a vez de Lewis Hamilton errar. Mas no caso do britânico, a falha acabou custando caro.


O campeão mundial de 2008 fritou o pneu em uma das chicanes de Montreal (veja no vídeo ao lado) e não foi capaz de superar a ótima volta anotada pouco antes pelo companheiro de equipe: 1m14s874, que foi 79 milésimos mais veloz que a sua. Um resultado surpreendente tendo em vista o histórico de Lewis dono de três vitórias no Circuito Gilles Villeneuve, que renovou contrato por mais 10 anos com a Fórmula 1 neste sábado. Fora da pista, ao contrário de Mônaco, a dupla se falou normalmente após a atividade, em uma demonstração de bom ambiente depois de terem feito as pazes na semana passada.

E se as “Flechas de Prata” seguiram soberanas, a briga pela terceira posição estava totalmente aberta, com Williams, Ferrari e RBR apresentando bons desempenhos nos treinos livres. E coube ao tetracampeão Sebastian Vettel abocanhá-la ao anotar 1m15s548. Em um pelotão marcado pelo equilíbrio, a dupla da Williams, sempre muito próxima durante toda a classificação, veio logo na sequência: Valtteri Bottas fez o quarto tempo, com 1m15s550 e Felipe Massa, o quinto, apenas 0s078 atrás. Fecharam os dez primeiros: Daniel Ricciardo (RBR), Fernando Alonso (Ferrari), Jean-Eric Vergne (STR), Jenson Button (McLaren) e Kimi Raikkonen (Ferrari). Melhores momentos no vídeo ao lado.

A TV Globo transmite ao vivo todas as emoções do GP do Canadá, sétima etapa da temporada, a partir das 15h (horário de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real.

Nos segundos finais do Q1, o sueco Marcus Ericsson – algoz de Massa no treino de Mônaco – perdeu o controle de sua Caterham na saída da curva 9 e interrompeu precocemente a primeira parte da sessão. Com o pior tempo da atividade, ele só largará à frente de Esteban Gutiérrez, que sequer participou da classificação em razão de uma batida no 3º treino livre. Pastor Maldonado, com problemas mecânicos em sua Lotus, também foi eliminado. Pior, ainda levou uma reprimenda por não encaixar o volante de volta no carro. Também caíram fora: Max Chilton (Marussia), Jules Bianchi (Marussia) e Kamui Kobayashi (Caterham). Lá no topo, Lewis Hamilton foi quase um segundo mais rápido que a concorrência com 1m15s750, isso com pneus macios. Com compostos supermacios, a dupla da McLaren se meteu entre os carros da Mercedes, com Magnussen em terceiro e Button em quarto. Felipe Massa e Bottas confirmaram o bom desempenho dos carros da Williams ao serem quinto e sexto com pneus macios, enquanto os pilotos de trás andaram com os compostos mais veloz

Os pilotos da Williams anotaram os melhores tempos no início do Q2. Logo depois, as Mercedes foram para a pista. Mas mesmo com os pneus supermacios, Rosberg e Button não conseguiram desbancar o tempo do brasileiro (1m15s773), ficando em segundo e terceiro, respectivamente. O finlandês da Williams chegou a pular para segundo. Mas a dupla da Mercedes retornou à pista para uma última tentativa e voltou a botar ordem na casa com Hamilton cravando 1m15s054 e Rosberg, 1m15s289. Atrás dos carros da Williams, vieram as RBR de Ricciardo e Vettel, seguidas por Alonso, Button, Raikkonen e Vergne, todos classificados para a disputa da superpole. Foram eliminados: Nico Hulkenberg (Force India), Kevin Magnussen (McLaren), Sergio Pérez (Force India), Romain Grosjean (Lotus), Daniil Kvyat (STR) e Adrian Sutil (Sauber).

Bottas foi o primeiro a deixar os boxes no Q3 e logo anotou 1m15s500. Rosberg , então, foi o primeiro a baixar para a casa de 1m14, e pulou para a pole com 1m14s946. Hamilton veio a seguir, mas foi atrapalhado pelo tráfego e não conseguiu superar o alemão: 1m15s014. Massa anotou o quarto tempo, 1m15s621, acompanhado por Ricciardo, Vettel, Alonso, Vergne e Button. O único que não havia marcado tempo no Q3 era Raikkonen. Os pilotos então voltaram para os boxes para trocar pneus e partir para suas últimas tentativas de volta rápida. O primeiro a cruzar a bandeirada foi Vettel, que com 1m15s548, saltou para terceiro. Na sequência, Rosberg melhorou ainda mais seu tempo ao cravar 1m14s874. Hamilton, que vinha logo atrás tentando tomar a pole de Nico, acabou freando tarde na entrada de uma das chicanes e fritou pneu, perdendo milésimos preciosos e cruzando 0s079 acima do companheiro. Bottas assegurou a quarta posição, enquanto Massa – que já havia sido empurrado para sétimo – melhorou ligeiramente seu tempo e passou para quinto.

Confira o grid de largada para o GP do Canadá:

1) Nico Rosberg  (ALE/Mercedes) 1m14s874
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m14s953  +0s079
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m15s548  +0s674
4) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m15s550  +0s676
5) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m15s578  +0s704
6) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 1m15s589  +0s715
7) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1m15s814  +0s940
8) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 1m16s162  +1s288
9) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m16s182  +1s308
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 1m16s214  +1s340

Artigo anteriorPrincesas sauditas presas por rei usam internet para pedir liberdade
Próximo artigo“Gente Humilde” é a música de Chico Buarque mais regravada, segundo Ecad

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui