Hoje e amanhã, domingo (21), as últimas apresentações do ‘Fita/Corpo’, de Francisco Rider

Fita/Coro, últimas apresentações/Foto: Robert Coelho
Fita/Corpo, últimas apresentações/Foto: Robert Coelho
Fita/Corpo, últimas apresentações/Foto: Robert Coelho
Fita/Coro, últimas apresentações/Foto: Robert Coelho
Fita/Coro, últimas apresentações/Foto: Robert Coelho

As últimas apresentações da temporada de “Fita/Corpo”, hoje e amanhã (21), domingo, no Lugar Uma De Artes, na avenida Joaquim Nabuco, no Centro. O espetáculo do artista Francisco Rider explora a relação entre fitas adesivas, pele e ambiente por meio do movimento dos intérpretes. Os ingressos têm preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (artistas e estudantes)

“Fita/Corpo” foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 e pelo Programa de Apoio às Artes/Proarte 2013, da Secretaria de Estado de Cultura. O trabalho promove um diálogo entre Artes Visuais e Dança Contemporânea, dentro das investigações do Projeto Cênica Corporal Uma, que Rider desenvolve desde 2007.


“É uma proposta bem plástica: olhar o corpo como suporte para visualidades, e em interação com materiais de naturezas diversas”, explica o artista, que já usou papéis de bala, papelão, canecas de metal e até blocos de concreto em suas performances. Em seu novo projeto, o objeto da exploração artística é o esparadrapo.

“Pensamos na pele como um elemento do movimento, e na relação dela com a fita como se esta fosse uma camada, uma segunda pele”, descreve. “Ao se destacar, ela cria texturas sobre o corpo, modificando sua imagem. Aos poucos, o performer estabelece uma relação entre a fita, seu corpo e o ambiente”.

Rider assina a concepção e direção de “Fita/Corpo”. A criação se deu em conjunto com os intérpretes Ana Carolina, Damares D’Arc e Fabiano Barros, este também responsável pela assessoria plástico-visual do projeto.

O final da temporada terá duas edições dos Diálogos, bate-papos entre artistas e público após a performance. A mediação será da comunicóloga Mirna Feitoza, no dia 19; e do diretor teatral Chico Cardoso, no dia 20.

Em paralelo à temporada, acontece a mostra fotográfica “O Workshop: Geografias Manauaras”, de João Paulo Machado. O acervo registra o workshop promovido por Rider em agosto, como parte do projeto “Fita/Corpo”. A atividade teve participação dos performers Ademir Oliveira, Fabiano Barros, Demmy Souza, Daniela Alves e Ana Carolina Souza.

Artigo anteriorVereador representa junto ao MP/Am para que PMM mantenha escola Loris Cordovil
Próximo artigoInvestigação sobre Vargas vai para Justiça Federal, diz STF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui