Homologado tamanho padrão do Tucunaré nas competições de pescas esportivas

Peixe tucunaré na régua de medição/Foto: Divulgação

Com o objetivo de potencializar a pesca esportiva e preservar a espécie do Tucunaré no Estado, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), homologou a primeira régua nos padrões do Sistema Internacional de Medição (SI), para validar resultados de competições de pescas realizadas na região, sendo o primeiro a implantar esse tipo de instrumento, que possui 1,10 metro de altura e 20 cm de largura, com regulamentos técnicos conforme padrões estabelecidos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A homologação desse padrão de medição, permite que competidores ou pescadores de outros lugares possam vir ao Amazonas validar o tamanho de seus peixes pelo comprimento em centímetros, e ser reconhecido, internacionalmente. O material foi projetado pela Associação de Pescadores Esportivos de Manaus (Apem) que busca regulamentar a pesca esportiva para proteger o tucunaré-açu, o principal peixe de pesca esportiva no Brasil.


Conforme o presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, o Estado, que possui um potencial turístico nesse segmento, caminha para a profissionalização da pesca. “O Ipem foi procurado pela associação porque existia um problema no segmento que era o de validar os resultados, a partir dos tamanhos dos peixes nas competições. Com isso, criamos um padrão reconhecido e que atende todas as normas internacionais do sistema internacional de medição e os regulamentos do Inmetro. Como resultado desse trabalho vem a possibilidade do aumento das visitas de turistas para a prática de pesca esportiva em nossa cidade e região”, explicou.

Ranking – Com o projeto consolidado, a Apem vai promover um ranking válido para este ano, que vai iniciar em 20 de junho e encerrar no dia 1º de dezembro de 2016. O resultado vai premiar o pescador que pegou o maior tucunaré de 2016, durante a competição intitulada “Os melhores do ano da Pesca Esportiva”, que será realizada no dia 15 de dezembro, deste ano.

“O nosso foco é fomentar a atividade de pesca esportiva na região com eventos esportivos e regulamentar a Cota Zero, que é um sistema protetivo que envolve duas das maiores espécies de tucunaré, o tennessee e o vazzoleri, que podem chegar a 10 e 14 kg. Queremos preservar esses diamantes de pesca de nossa Amazônia”, destacou o presidente da Apem, Rogério Bessa.

Artigo anteriorAC: Bope invade chácara que era usada para plantar maconha
Próximo artigoHomem morre ao cair de uma plataforma de petróleo no Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui