O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conduziu ontem terça-feira (17), uma operação na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, para combater crimes ambientais. A ação resultou na apreensão de 842 kg de pirarucu, cinco motosserras, carne de 15 animais (oito queixadas e sete tracajás) e três quelônios vivos.
Os agentes ambientais, com o suporte da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Polícia Federal (PF) e Polícia Militar do Amazonas (8º BPM), realizaram fiscalização em mercados públicos de Benjamin Constant e Tabatinga, além de patrulhas em rios da região. O objetivo foi combater o comércio ilegal de carne de caça e pesca.
Os quelônios foram devolvidos à natureza, e a carne de caça foi inutilizada para prevenir seu uso inadequado. As motosserras estão sob a guarda do Ibama. Foram emitidos 18 autos de infração, totalizando R$ 161 mil, e 17 termos de apreensão relacionados a madeira e armas.
Essa operação faz parte do Plano de Proteção da Terra Indígena Vale do Javari, coordenado pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI), e visa enfrentar os principais problemas da região.
Fonte: gov.br