Idam, Sepa e Embrapa participam da 16ª Feira Nacional do Camarão em Natal

Foto: Divulgação/IDAM

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Embrapa Amazônia Ocidental e piscicultores de nove municípios do Amazonas participam da 16ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam) em Natal, Rio Grande do Norte. As programações iniciaram na terça-feira (12/11) e seguem até sexta-feira (15/11), no Centro de Convenções de Natal.


A Feira promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), com o apoio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) é considerada o maior evento de carcinicultura e aquicultura da América Latina. Na ocasião, os técnicos participam ainda do 16º Simpósio Internacional de Carcinicultura, 13º Simpósio Internacional de Aquicultura e Sessões Técnicas com palestras sobre a temática.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Roger Crescêncio, o objetivo principal da ida ao evento é fazer com que os principais produtores de peixes do Amazonas conheçam o que há de mais moderno em tecnologias de produção.

A atividade faz parte do Projeto de Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento da Piscicultura no Estado do Amazonas (Peixe-Pró), financiado pelo Fundo Amazônia e coordenado pela Embrapa Amazônia Ocidental.

Foto: Divulgação/IDAM

Segundo a pesquisadora da Embrapa, Jucélia Souza, os piscicultores foram selecionados a partir de vários eventos relacionados ao projeto e que foram realizados durante o ano, a exemplo dos cursos de cultivo de tambaqui em tanque escavado. “Durante essas atividades verificamos os piscicultores que tinham o perfil para a atividade e que atendessem o objetivo do projeto”, disse a pesquisadora.

De acordo com o engenheiro de pesca do Idam, Marcel Ribeiro, o curso de produção e fatores de competitividade na aquicultura foi de grande importância para sua área de atuação.

Para o técnico em agropecuária do Idam, Denis Lima, que também participa dos simpósios, estar em um evento como este é satisfatório, visto que é o acontecimento técnico-científico e empresarial mais importante da Aquicultura e da Carcinicultura.

Do Idam participam os técnicos Denis Lima, de Benjamin Constant, Marcel Ribeiro, de Manaus, Tiago Carvalho, de Rio Preto da Eva e Chris Rocha, de Itacoatiara; da Sepa/Sepror o técnico Sebastião Souza; da Embrapa os pesquisadores Roger Crescêncio e Jucélia Vidal, além de piscicultores dos municípios de Apuí, Benjamin Constant, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara Manacapuru, Manaus, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Artigo anteriorEstão abertas as inscrições para o Bolsa Universidade 2020
Próximo artigoGerente do Vasco dá joelhada em Gabigol após clássico com Flamengo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui