

Os Diretores do Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) e Departamento de Planejamento (DEPLAN) da Polícia Civil do Amazonas, Delegados Afonso Lobo e Lia Gazineu, respectivamente, e demais representantes da instituição, se reuniram na manhã de ontem, terça-feira (26), com representantes das empresas Eletrobras Amazonas Energia, Manaus Ambiental, Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e NET TV Digital, para discutir a implementação da Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviço de Telecomunicações.
Aspectos como o furto de energia, que ultrapassa 40% no Amazonas, fazem com que o Estado ocupe o primeiro lugar no ranking dos estados com maior índice de perdas comerciais no fornecimento. O furto de água atinge tanto a concessionária, quanto os usuários que pagam pelo fornecimento, além do furto de sinais de tv a cabo, que afeta equipamentos de infraestrutura de telecomunicações, cabos telefônicos, equipamentos de manutenção de fibra ótica e painéis solares, trazem grandes prejuízos ao Estado. Empresas e usuários foram os principais temas discutidos no encontro.
O Diretor do DAF, Afonso Lobo, destacou na reunião a importância da implementação da Delegacia. “Nós tínhamos necessidade de criar essa delegacia especializada para prestar esse tipo de serviço à população, hoje podemos dizer que está quase concretizada. A Polícia Civil já possui um prédio próprio para a instalação da unidade e nossos parceiros que são Eletrobras, Manaus Ambiental, NET e a Cigás já se dispuseram a contribuir com a elaboração e criação”, explicou o Diretor. Já havia sido solicitada a geração dessa Especializada, que estava em planejamento para ser implementada nos próximos meses.
Lobo informou ainda, que o processo de criação dessa Delegacia começou há dois meses, com o DAF e DEPLAN, sob a coordenação do Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero, na elaboração projeto. “Foi um trabalho árduo, onde vários profissionais se empenharam nessa criação”, disse ele.
Na ocasião, o Diretor detalhou ainda como funcionarão os trabalhos da nova Especializada. “A delegacia a ser implantada será de prevenção a furtos de serviços. Ela terá como objetivo evitar o furto desses serviços que são essenciais para a população, obviamente, em última estância ela acaba protegendo o consumidor, pois na medida em que ela protege de maneira geral a população, ela também protege o consumidor. Na Polícia Civil existe a Delegacia do Consumidor que atende demandas referentes ao consumidor de serviços”, ressaltou.
Para o representante da Eletrobras Amazonas Energia, Vladimir Paixão e Silva, a criação da Delegacia vai refletir na prestação de um serviço de qualidade ao usuário. “As pessoas que desviam energia elétrica acabam prejudicando os consumidores legalizados. O nosso planejamento é feito para uma quantidade de clientes e quando aparecem outros consumos referentes aos furtos, acabam queimando os transformadores por conta da carga que não era prevista, entre outros contratempos”, disse. O representante destacou que a maior preocupação da empresa é a preservação da vida humana, pois quem desconhece o manuseio do trabalho com eletricidade, acaba se ferindo ou mesmo morrendo.