TCEAM
Início Brasil Incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, em SP

Incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, em SP

Incêndio no Museu da Língua Portuguesa, em SP/Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, no início da tarde de hoje, segunda-feira (21), onde menos uma pessoa morreu. O local não estava aberto para visitas.
Acredita-se que o fogo tenha começado por volta das 16h30 no primeiro andar do museu e rapidamente passou para os andares de cima. Parte do telhado de todo o prédio histórico, que abrange também a Estação da Luz, já foi destruída.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 37 carros e 97 profissionais estão no local para combater as chamas. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas. Por volta das 17h10, a corporação relatou ter controlado o fogo.


A CPTM informou que, por motivo de interferência externa, os trens não estão circulando entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, bem como entre as estações Luz e Brás.

Por motivo de segurança, o acesso à estação Luz foi fechado. A empresa recomenda que os passageiros recorram ao metro, que está funcionando normalmente. Mas quem precisa usar as linhas da CPTM, deve se dirigir à estação Brás ou Palmeiras-Barra Funda.

O trânsito na Praça da Luz, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), está totalmente bloqueado, nos dois sentidos.

Em entrevista à “Globo News”, a curadora do Museu da Língua Portuguesa, Isa Ferraz, disse que o incêndio não representa necessariamente uma perda ao acervo. Segundo ela, há cópias dos documentos armazenados em outros locais.

“Meu único alívio é que esse museu é totalmente baseado em um acervo audiovisuais e interativos. Ou seja, não há nada dentro dele que seja totalmente perdido”, disse o curador Marcello Dantas à rádio “CBN”. “Mas é uma perda gigante de formação para a cidade.”
Sobre o museu

Inaugurado em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa é composto por três pavimentos dedicados à valorização e difusão do idioma (patrimônio imaterial). Reúne exposições sobre as origens, a história e as influências sofridas pela língua, bem como promove cursos, palestras e seminários sobre o tema.

O espaço fica aberto a visitas de terça a domingo, das 10h00 às 17h00. Estava em cartaz a exposição “Esta Sala é uma Piada”, que reunia mais de 100 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos, selecionadas do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

O edifício é considerado um patrimônio histórico do século 19, inspirado na construção inglesa. Em 1946, um incêndio teria destruído boa parte do prédio, que foi restaurado em 2006. O projeto de restauração chegou a custar R$ 37 milhões.(UOL)

Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo/Foto: Reprodução
Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo/Foto: Reprodução
Artigo anteriorNovo ‘Star Wars’ bate recorde na melhor estreia nos Estados Unidos
Próximo artigoMinistros da Fazenda e Planejamento são empossados pela presidente Dilma Rousseff

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.