Indigenista e jornalista do The Guardian somem no Vale do Javari

Bruno está ao centro - Foto: Reprodução

O indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), Bruno Araújo Pereira, e o jornalista inglês do The Guardian, Dom Phillips, estão desaparecidos no Vale do Javari, no Amazonas. Ambos faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus).


O Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o Exército já foram acionados para realizar as buscas. Bruno Araújo era alvo constante de ameaças pelo trabalho com indígenas contra invasores na região, pescadores, garimpeiros e madeireiros. O Vale do Javari é a região com a maior concentração de povos isolados do mundo.

De acordo com lideranças da Univaja, o indigenista e o jornalista iriam visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da Funai no rio Ituí). Os dois chegaram ao lago na noite da última sexta-feira (3). Ontem (5), os dois retornaram logo cedo Atalaia do Norte, mas pararam na comunidade São Rafael, em uma visita previamente agendada, para que Bruno Pereira fizesse uma reunião com o comunitário apelidado de “Churrasco” para consolidar trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas na vigilância do território, bastante afetado pelas intensas invasões.

Bruno Pereira é considerado um dos indigenistas mais experientes da Funai e e profundo conhecedor da região, onde foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por cinco anos. É também membro do Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente (Opi) e muito respeitado pelos indígenas.

Dom Phillips é um jornalista freelancer britânico que se mudou para o Brasil em 2007, com passagens por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Além do The Guardian, Phillips já colaborou para o Financial Times, New York Times, Washington Post, Bloomberg, Daily Beast, revista de futebol Four Four Two e o jornal de energia Platts, entre outros. Phillips é atualmente bolsista da Alicia Patterson Foundation e 2021 Cissy Patterson Environmental Fellow.

Em nota , o jornal britânico manifestou preocupação com o desaparecimento do jornalista e afirma que já está em contato com a Embaixada no Brasil.

Com informações de O Globo

Artigo anteriorCoreia do Sul e EUA disparam mísseis balísticos em resposta a Coreia do Norte
Próximo artigoShows de Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes vão custar quase R$ 400 mil em Borba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui