
Nesta semana, está em andamento, em Novo Airão, uma ação conjunta entre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a prefeitura do município. A ação conta com três analistas ambientais do Ipaam, pois, inicialmente serão feitas vistorias em empreendimentos de piscicultura e indústrias de beneficiamento de pescados.
O curso de capacitação será ministrado pelo engenheiro de Pesca e doutorando em Aquicultura pela Universidade Federal do Amazonas, Carlos André Silva, que também é analista ambiental do Ipaam.

O objetivo é trazer mais informações a respeito de legislação ambiental e orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) O analista ambiental está no município para um bate-papo com técnicos locais, para trazer uma facilitação de entendimento sobre como fazer o cadastro ambiental e como estar atento às novas legislações ambientais.
Com isso, uma programação de 40 horas foi desenvolvida para o curso de Licenciamento Ambiental para Atividade de Aquicultura com ênfase no Cadastro Ambiental Rural, que tem como principais temas em módulos:
– Legislação Ambiental do Amazonas;
– Introdução ao Software QGIS;
– Consulta e Manipulação do Módulo de Cadastro do CAR;
– Criação e Edição de Dados em Planta

A ação é voltada para pessoas com conhecimentos específicos em licenciamento ambiental e que tenham domínio das ferramentas de geoprocessamento, tendo como principais organizadores, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas juntamente com a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente do município.