Isabelita Perón será questionada por operação contra guerrilha na Argentina

Buenos Aires, 8 abr (EFE).- Dois procuradores da Argentina solicitaram nesta terça-feira que a ex-presidente argentina María Estela Martínez, conhecida como Isabelita Perón, seja indagada em uma causa que investiga uma operação do exército contra guerrilheiros, informou a imprensa local.
O pedido foi apresentado pelos procuradores Pablo Camuña e Patrício Rovira perante a Câmara de Cassação Penal no marco da investigação da chamada Operação independência, realizada pelo exército entre 1975 e 1976 para aniquilar a guerrilha do Exército Revolucionário do Povo (ERP) na província argentina de Tucumán.
A solicitação acontece depois que um tribunal de Tucumán se negou a convocar a ex-presidente, que desde 1981 vive na Espanha, para prestar depoimento.
Em dezembro de 2012 o juiz do caso, Daniel Bejas, indiciou 17 ex-militares e ex-policiais por crimes contra a humanidade contra 269 vítimas, cometidos entre fevereiro de 1975 e março de 1976, no marco da Operação Independência.
Entre os processados estava o então chefe do exército, o general Jorge Videla, que no dia 24 de março de 1976 liderou o golpe contra o governo de Isabelita Perón e que morreu em maio de 2013. EFE
nk/rsd


Artigo anteriorGoverno e oposição da Venezuela decidem iniciar processo de diálogo
Próximo artigoObama visitará região do deslizamento de terra que deixou 35 mortos nos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui