JEBs sub-18: delegação amazonense retorna de Aracaju com 36 medalhas

Foto: Arquivo Pessoal

A delegação amazonense composta por mais de 80 alunos atletas da rede estadual de ensino do Amazonas retornou dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), categoria sub-18, com 36 medalhas conquistadas e sete classificações para o Gymnasiade, campeonato mundial organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar. Em Aracaju (SE), os atletas competiram nas modalidades de wrestling, tênis de mesa, xadrez, atletismo e karatê.


Esse é o primeiro circuito qualificatório para o Gymnasiade, que será disputado em outubro, na cidade de Manama, capital do Barém, no Oriente Médio. Em junho, o Amazonas também tenta outras classificações, nos circuitos de Maceió (AL) e Palmas (TO), nas modalidades do judô, vôlei de praia e basquete 3×3. Outros 38 atletas amazonenses participarão das qualificatórias.

Entre as 16 medalhas de ouro, 5 medalhas de prata e 15 medalhas de bronze, que totalizam as 36 conquistas amazonenses, a modalidade de wrestling foi o destaque da delegação, com 25 êxitos conquistados. Para o técnico da equipe amazonense de wrestling, Joniferson Vieira, o resultado confirma um trabalho sólido.

“É uma emoção muito grande ver nossos atletas medalhando. Nessa primeira seletiva, tivemos mais atletas na delegação brasileira que vai para o Gymnasiade do que São Paulo, por exemplo. Mostra nossa evolução no desporto escolar. A gente espera que eles façam uma boa competição no Oriente Médio”, ressaltou Joniferson, que também é coordenador do Núcleo de Desporto Escolar, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Foto: Arquivo Pessoal

Participação mundial

De Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus), o aluno Francisco Panduro, da Escola Estadual (EE) Nossa Senhora Imaculada Conceição, se prepara para defender o título conquistado no Gymnasiade de 2023, disputado no Rio de Janeiro. Medalha de ouro em Aracaju, a expectativa é alta para viajar para outro país em 2024, ressaltou o estudante.

“Comecei a treinar wrestling em 2021, por causa do meu irmão. Sempre me imaginei nas disputas, conquistando medalhas, viajando. Agora, vou treinar ainda mais para me sair ainda melhor em Barém”, ressaltou o estudante.

Já para a também classificada Avril Karoline, aluna da EE Dom Milton Corrêa Pereira, na zona norte de Manaus, o resultado também foi de extrema felicidade.

“O meu sonho era lutar, viajar por meio da luta, e hoje eu vivo isso. Para mim, é motivo de alegria e eu vou para Barém em busca de mais um ouro com certeza”, compartilhou a estudante.

Até o momento, o wrestling é a modalidade que cedeu os 7 classificados do Amazonas para o Gymnasiade. Ainda em Aracaju, os atletas amazonenses também participam, nesta sexta-feira (24/05), do Campeonato Brasileiro de Wrestling sub-17, realizado pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).

Artigo anteriorRBOT 2024: Manaus recebe evento nacional na área de turismo
Próximo artigoSistema de monitoramento registra mais de 1,2 mil ocorrências em sete dias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui