Jovem indígena do Amazonas participa da COP 27 no Egito

Tainara da Costa Cruz, do Povo Kambeba - Foto: Divulgação

Moradora da comunidade indígenas Três Unidos, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA), no Amazonas, Tainara da Costa Cruz, do Povo Kambeba, 18 anos, será a representante da região Norte na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27). O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a organização da sociedade civil Viração Educomunicação levou Tainara e mais dois jovens ativistas ambientais de diferentes regiões do Brasil para a 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27).


Eles serão parte de um grupo de 40 meninas e meninos brasileiros, de diversos coletivos e organizações sociais, que vão representar a adolescência e a juventude brasileira na conferência. O encontro será realizado até o dia 18 deste mês, no Egito.

Os três jovens que irão para a COP foram selecionados a partir dos projetos apresentados e do potencial como multiplicadores. A expectativa é que possam compartilhar e multiplicar o conhecimento em suas localidades quando retornarem, além de seguirem com as atividades que já desenvolvem.

Foto: Reprodução

Estudante do 2o ano do ensino médio, na Escola Estadual Samsung Amazonas, localizada na comunidade Três Unidos, Tainara abarca a luta de jovens lideranças pelos direitos dos povos indígenas. Para seu primeiro evento internacional, ela já preparou a tinta à base de urucum – de uso indígena para pintura corporal, sua vestimenta com grafismos típicos do povo Kambeba e o discurso que tange para conservação da floresta amazônica.

“O evento é uma oportunidade de valorizar nossa cultura e dar voz aos povos indígenas sobre questões ambientais. A cada ano, por exemplo, percebemos que os impactos das mudanças climáticas são significativos. Nos deparamos com períodos de estiagem ou de chuva mais intensos o que acaba prejudicando plantações e o aumento de temperatura”, explica a jovem.

Artigo anteriorHomem tenta matar sua cunhada e acaba preso em zona rural de Manaus
Próximo artigoPolícia divulga imagem de indivíduo procurado por tentar matar a companheira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui