Justiça determina melhorias no Hospital Ana Tereza Ponciano, em Tapauá

Foto: Divulgação

Em uma importante vitória para a saúde pública, especialmente para a população feminina de Tapauá — às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março —, a Justiça, acolhendo pedido do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), determinou que o município instale um gerador automático de energia no Hospital Ana Tereza Ponciano e disponibilize insumos essenciais para exames de raio-X e mamografia, incluindo as películas para impressão dos resultados.


A sentença é resultado de Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo MPAM, que detectou graves deficiências na estrutura hospitalar, comprometendo o atendimento à população, em especial às mulheres que necessitam de exames para diagnóstico precoce do câncer de mama.

A falta de insumos para mamografia e a ausência de um gerador de energia colocavam em risco a vida das pacientes, dificultando exames preventivos e tratamentos adequados.

“A decisão representa um avanço significativo para a saúde das mulheres de Tapauá, garantindo um atendimento digno e eficiente. O diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas, e o hospital não pode ficar sem os insumos básicos para realizar exames tão importantes”, destacou o promotor de Justiça Bruno Batista da Silva, responsável pelo caso.

Próximos passos

O município deverá cumprir a decisão, sob pena de multa, garantindo que o hospital esteja devidamente equipado para atender a população. O MPAM seguirá acompanhando a execução da sentença, cobrando providências efetivas para que os direitos dos cidadãos, especialmente das mulheres, sejam respeitados.

O Ministério Público reafirma seu compromisso com a defesa da saúde pública e dos direitos das mulheres, promovendo ações para garantir um atendimento de qualidade e estruturado em todas as regiões do Amazonas.

Fonte: mpam

Artigo anteriorManaus recebe Feirão do Pescado 2025 de 16 a 18 de abril em três pontos estratégicos
Próximo artigoIbama apreende equipamentos e combustíveis avaliados em R$ 3 milhões no Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui