Lula apresenta planos abrangentes em defesa da Amazônia e das comunidades locais

o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Reprodução

“Temos de ter a consciência de que cuidar da Amazônia não é apenas cuidar da floresta, é cuidar do povo amazônico, que precisa ter qualidade de vida.”


Com essa frase, Lula resumiu, em entrevista a um conjunto de rádios da região amazônica, nesta quinta-feira (3), os planos de seu governo não só para preservar a floresta, mas para garantir melhores condições de vida para a população do Norte do país.

Segundo o presidente, estão previstas várias ações, que vão da realização de eventos internacionais a um plano de combate ao desmatamento e ao crime organizado, passando por diversos investimentos em infraestrutura.

Uma das obras, aliás, já será entregue nesta sexta-feira (3), quando Lula viajará a Parintins (AM) para inaugurar a linha de transmissão de energia Tucuruí, que ligará a cidade amazonense ao Sistema Interligado Nacional (SNI).

Cúpula dos Países Amazônicos

Lula ressaltou também a importância da Cúpula dos Países Amazônicos, que, a partir da próxima terça-feira (8), reunirá em Belém os presidentes dos oito países que abrigam a Amazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).

Além de fechar uma proposta a ser levada para a Cúpula do Clima da ONU que ocorre no fim do ano nos Emirados Árabes (COP 28), os países devem traçar um plano conjunto de combate ao crime organizado e de apoio ao desenvolvimento da região.

“Vamos fazer um grande debate e tentar convencer nossos parceiros de que precisamos trabalhar de forma unida e coesa para combater o crime organizado e o narcotráfico. E para que a gente possa cuidar do nosso povo que mora nas florestas, nossos ribeirinhos, nossos indígenas, nossos pescadores”, explicou o presidente.

Para isso, além do encontro dos presidentes dos oito países, serão realizadas reuniões com os ministérios de várias áreas, como Justiça, Defesa, Saúde e Educação.

COP 30 e PAC

Outra iniciativa que ajudará no desenvolvimento da região será a realização da Cúpula do Clima de 2025 (COP 30) em Belém. Para receber o evento, o Brasil prevê o investimento de R$ 5 bilhões na região, que farão parte do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ser lançado em 11 de agosto.

Segundo Lula, as obras deixarão um legado para a população paraense e de toda a região Norte. “Só tem sentido você fazer esses investimentos se for para beneficiar o povo da Amazônia. Se não, não tem sentido fazer investimento disse.

Ainda de acordo com o presidente, a realização da COP 30 no Brasil ajudará a conscientizar ainda mais o resto do mundo sobre a necessidade de nos preocuparmos nnao só com a floresta, mas também com a população amazônica.

“Decidimos fazer em Belém a COP-30 para que as pessoas possam conhecer de perto o que é a Amazônia. As pessoas precisam conhecer não só a floresta e nossa fauna, elas precisam conhecer nosso povo”, afirmou.

Combate ao desmatamento e outros crimes

Outra iniciativa antecipada por Lula na entrevista foi um grande plano de segurança para a região a ser implementado pelo governo brasileiro. Da mesma forma como defende uma ação conjunta dos países amazônicos, o presidente quer que governo federal, estados e municípios trabalhem juntos.

O objetivo, segundo Lula, é combater de forma efetiva o desmatamento, o crime organizado, o narcotráfico e o garimpo e a extração de madeira ilegais, crimes que, por sinal, já vêm apresentando queda.

Entre as ações previstas nesse plano de segurança está a instalação de uma base da Polícia Federal em Manaus e programas que premiem os municípios que mais bem combaterem o desmatamento ilegal.

“Não adianta eu tentar combater o desmatamento aqui de Brasília se eu nnao convencer os prefeitos dos municípios onde acontecem as queimadas a ser parceiros do governo. Ao invés de só proibir, vamos estabelecer uma forma de premiar as cidades e os prefeitos que mais bem contiverem o desmatamento”, disse.

PT

Artigo anteriorFlamengo enfrenta o Olimpia, nesta quinta-feira (3), no Maracanã
Próximo artigoPolícia Federal prende fazendeiro que teria ameaçado dar um tiro em Lula no Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui