Maior tremor de terra da história do Brasil é registrado na Amazônia

Foto: Nilmar Lage/Greenpeace

A região da Amazônia registrou ontem sábado (20) o maior tremor de terra da história do Brasil. O abalo sísmico atingiu 6,6 graus na Escala Richter, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos divulgadas pela Agência Brasil.


O terremoto ocorreu às 16h31 no horário local (18h31, no horário de Brasília) e foi sentido nos estados do Acre e Amazonas.

A instituição americana informou, inicialmente, que o terremoto teria ocorrido próximo a Tarauacá (AC). Posteriormente, no entanto, coordenadas exatas do tremor apontaram para uma área isolada em Ipixuna (AM).

Mapa do serviço geológico americano com a localização do terremoto no Acre – Foto/ Print do serviço geológico dos EUA

Até o momento não foram registrados danos causados pelo tremor, que ocorreu a 614,5 quilômetros de profundidade, de acordo com os geólogos americanos. A distância permite a dissipação da energia, fazendo com que o terremoto não seja sentido pela população.

O tremor também foi registrado pelo Centro de Redes de Terremotos da China, que também mediu a intensidade em 6,6 graus na Escala Richter. O órgão, no entanto, apontou para uma maior profundidade, cerca de 630 quilômetros.

Até ontem, o maior abalo sísmico da história do Brasil havia ocorrido em junho de 2022, em Tarauacá, no noroeste do Acre, com uma intensidade de 6,5 graus na Escala Richter. A região está próxima da Cordilheira dos Andes, uma das zonas de maior atividade sísmica no planeta.

Fonte: O Globo

Artigo anteriorTerreno cede durante enterro e dez pessoas caem dentro de cova no DF
Próximo artigoMotoristas recebem uma média de 730 multas por hora nas rodovias brasileiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui