Mais de 24 mil candidatos realizam provas para o concurso da Guarda Municipal de Manaus

Foto: Clóvis Miranda / Semcom

Na tarde deste domingo, dia 18 de fevereiro, mais de 24 mil candidatos participaram da primeira etapa do concurso público para o preenchimento de 200 vagas na Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus. Essas vagas são destinadas ao órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), em um processo coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).


As provas foram realizadas em 47 locais distribuídos por todas as zonas da cidade. Os candidatos tiveram 4 horas e meia para responder à prova objetiva e escrever a redação. A banca responsável pela execução do certame foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

O titular da Semad, Ebenezer Bezerra, acompanhou de perto todo o processo, desde a distribuição das provas até o encerramento. Ele destacou a eficiência da realização do concurso: “Posso afirmar que foi mais um concurso realizado pela Prefeitura de Manaus de forma exitosa. Trabalhamos de forma coordenada com a Semseg e o IBFC, com apoio do prefeito David Almeida. Não tivemos intercorrências, os locais de prova estavam organizados, os horários foram cumpridos. Agora é aguardar o resultado”, avaliou Bezerra.

O secretário da Semseg, Alberto Neto, também enfatizou a importância do concurso para a Guarda Municipal e a gestão do prefeito David Almeida. “O prefeito tem feito muitos investimentos na Guarda, desde viaturas, tecnologia, material e armamento. Faltava apenas resolver a questão de recursos humanos. Para contribuir com maior efetividade com a segurança, naquilo que cabe ao município. Esses 200 futuros guardas estão sendo muito aguardados”, disse Neto.

Das 200 vagas oferecidas neste concurso, 190 são destinadas à ampla concorrência e 10 para Pessoas com Deficiência (PcDs). Os aprovados e classificados passarão por um curso de formação para ingresso na carreira de Guarda Municipal de Manaus. Durante o curso, receberão bolsa-auxílio no valor correspondente a 50% do valor da remuneração inicial do cargo, correspondendo a R$ 1.344,89. O pagamento do auxílio está previsto na Lei n.º 3.275, sancionada pelo prefeito David Almeida e publicada na edição n.º 5.766 do Diário Oficial do Município (DOM), da última sexta-feira, dia 16 de fevereiro.

É importante destacar que, desde 2021, a Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), passou a ser considerada órgão de Segurança Pública do Estado, por meio de emenda complementar que alterou a Constituição do Estado do Amazonas. Isso ressalta a relevância do trabalho desempenhado por essa instituição no contexto da segurança pública local.

Artigo anteriorPrefeitura convoca segmentos culturais para oitivas sobre edital de fomento 2024
Próximo artigoIncêndio atinge galpões no Centro de Santos, litoral de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui