Mais de 8 milhões de alunos chegam aos locais de provas do Enem em todo o Brasil

Candidatos apressam os passos para não perder a hora/Foto: Divulgação

Às 12h00 (horário de Brasília), 10h00 de Manaus(AM), deste sábado (05), foram abertos os portões para mais de 8 milhões de alunos, em todo o Brasil, que participarão do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O segundo e último dia do exame é amanhã, domingo (06). Os portões dos locais de provas espalhados por todo o país serão fechados às 13h00 (horário de Brasília), às 11h00 de Manaus, e o exame terá início às 13h30 (horário de Brasília). A duração da prova deste sábado será de 04h30.
O primeiro dia de provas do Enem acontece em meio a um clima de conturbação política devido às ocupações de pelo menos 400 escolas feitas por alunos que protestam contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que pretende impor de um teto de gastos para o governo e contra a MP (Medida Provisória) 746, que prevê a reforma do ensino médio.


A polêmica em torno da edição o Enem deste ano foi parar na Justiça Federal. Nesta semana, o MPF-CE (Ministério Público Federal) do Ceará pediu o cancelamento do exame alegando que a realização de provas em datas diferentes feria o princípio da isonomia da seleção.

Candidatos apressam os passos para não perder a hora/Foto: Divulgação
Candidatos apressam os passos para não perder a hora/Foto: Divulgação

A nota do Enem atualmente é aceita por dezenas de universidades públicas e privadas como parte do processo de seleção para as vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino. Apesar do pedido feito pelo MPF-CE, a juíza federal Elise Avesque Frota, substituta da 8ª Vara Federal do Ceará, negou o pedido sob o argumento de que o cancelamento da prova iria ocasionar “danos ainda maiores”.

De acordo com o planejamento do MEC (Ministério da Educação), os alunos das unidades afetadas farão as provas no fim de semana de 3 e 4 de dezembro.

Tipo e horário das provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma, com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação. No sábado, os estudantes respondem as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. A duração máxima da prova é de quatro horas e meia.

No domingo (6), é a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. O tempo para a prova nesse dia é maior: cinco horas e meia.

Além de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, o candidato também precisa levar para a prova documento original com foto válido.(UOL)

Artigo anteriorBarbara Evans pede iPhone7 em troca de posts em seu Instagram
Próximo artigoEleições nos Estados Unidos ocorrem por meio de delegados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui