Manaus sediará Seminário sobre Transporte hidroviário interior

SEminário discutirá desenvolvimento hidroviário/Foto: Divulgação
SEminário discutirá desenvolvimento hidroviário/Foto: Divulgação
SEminário discutirá desenvolvimento hidroviário/Foto: Divulgação
...e as formas que abrangem o setor/Foto: Divulgação
…e as formas que abrangem o setor/Foto: Divulgação

Manaus receberá, pela primeira vez, o 9º Seminário de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, no de outubro deste ano, com o debate sobre planejamento, pesquisas e propostas para o setor de transporte aquaviário da Região Norte e nacional. As inscrições dos resumos de trabalhos técnicos terminam no dia 22 de maio. O seminário é promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) com apoio de entidades públicas e privadas.
Segundo José Teixeira, representante do comitê local do evento e especialista em transporte hidroviário de interior, o Amazonas e a Região Norte possuem grande potencial para o transporte hidroviário de interior misto – passageiros e cargas. Entretanto, ainda há uma carência de pesquisas e planejamento em prol da navegação.


“Por mais que haja um grande potencial hidroviário, nós não temos na região a formação de especialistas para área. O curso de construção naval é recente, não temos planejamento e engenharia de transportes, não estudamos navegação de interior de forma exaustiva como estudamos logística do Polo Industrial. Então esse seminário vem justamente com o objetivo de mostrar para o setor produtivo local a importância desse segmento”, ressaltou Teixeira.

O seminário contará com a participação dos setores que fazem parte do processo contínuo que busca a sustentabilidade e o desenvolvimento do transporte hidroviário do interior brasileiro. Dentre os participantes estão: projetistas, empresas e companhias de navegação, empresas de logística, pesquisadores, órgãos governamentais da área de transporte e de fomento, Marinha do Brasil, sociedades classificadoras, universidades e estudantes.

O evento tem como foco o fomento da disseminação de pesquisas, além divulgar estudos tecnológicos que promovam avanços de um sistema eficiente e seguro de transporte hidroviário de misto no país.

“O evento tem essa característica técnico científica muito forte. Acho que na Região Norte o Seminário terá uma característica diferente porque a região demanda de pesquisa científica associada à área, que hoje não tem sido desenvolvida. É sem sombra de dúvida uma oportunidade enorme de existir a troca de experiência e de potencializar a produção científica, o conhecimento, a formação de profissionais para o mercado local de transporte fluvial. Essa é uma grande demanda existente”, destacou um dos organizadores.

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sinadrma) é uma das entidades e instituições que apoia o seminário. Para o presidente do Sindarma, Dodó Carvalho, o planejamento e as pesquisas com foco no transporte fluvial precisam ser fortalecidas.

“Os passageiros, as empresas de navegação e a população amazonense de forma geral dependem do transporte fluvial. Um segmento importantíssimo, mas que ainda não tem políticas públicas, regulamentação e investimentos necessários. Temos que mudar essa realidade”, enfatizou o presidente do Sindarma.

Programação

O seminário é realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena). O evento ocorrerá no período de 6 a 8 de outubro deste ano. A Sobena iniciou o recebimento de trabalhos científicos com contribuições e experiências para o HIDROVIÁRIO 2015, que podem abordar temas dos dez tópicos de interesse. Os resumos podem ser enviados até dia 22 de maio.

O evento terá sessões com apresentação de trabalhos técnicos, painéis de debates sobre tópicos mais relevantes do cenário atual, com a participação de acadêmicos, pesquisadores e especialistas do setor. Também estão previstas conferências selecionadas apresentadas por renomados técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais. A expectativa do comitê local é que 300 pessoas participem do evento, sendo 40% acadêmicos. Os 60% restantes englobam os representantes de empresas locais e de participantes de outros estados do país.

“O seminário está dividido em temas, que estão relacionados ao êxito do transporte hidroviário na região. Estamos buscando colocar em discussão os principais temas. Dentre eles, há questão da intermodalidade, da regulamentação e a informatização do transporte, ou seja, a criação de sistemas de informações específicos para gerenciamento de dados e segurança do transporte. É um evento multidisciplinar onde cada setor exponha as necessidades, demandas e potenciais, buscando uma sinergia”, explicou José Teixeira.

O 9º Seminário conta ainda com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto de Pesquisa em Transportes (Intra), do Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (Sindnaval), da ABS classificadora naval e do estaleiro Beconal.

Artigo anteriorPiloto é detido uma hora antes de decolagem por ter facas na bagagem
Próximo artigoCâmara de Parintins promove Audiência para debater segurança pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui