
Nesta quarta-feira, 3 de julho, o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou a nomeação de 488 novos profissionais aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Com essa ação, a lista de aprovados dentro do número de vagas foi zerada, atendendo à demanda da rede de assistência básica da capital. Além disso, o prefeito autorizou a progressão funcional de 331 servidores da saúde municipal de diversas áreas.
Os decretos de nomeação e progressão funcional serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM), disponível on-line no endereço http://dom.manaus.am.gov.br/.
Durante a cerimônia de assinatura dos decretos, acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, e pelo subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da pasta, Nagib Salem, o prefeito destacou a importância do fortalecimento da atenção básica como prioridade de sua gestão. “Estamos ampliando as equipes que atuarão na assistência básica e fortalecendo os serviços de Atenção Primária à Saúde oferecidos à população de Manaus”, afirmou David Almeida.
O prefeito também ressaltou que as progressões funcionais garantem o desenvolvimento na carreira dos servidores, contribuindo para a valorização dos trabalhadores da assistência básica.
O secretário Djalma Coelho enfatizou o compromisso da gestão com a assistência básica, incluindo o reforço das equipes, a modernização das estruturas da rede de atenção primária e outras iniciativas. “Esse esforço resulta em maior cobertura e qualidade na assistência, evidenciado pela liderança de Manaus no programa Previne Brasil desde 2021”, destacou.
Coelho orientou os nomeados a acompanharem as publicações do DOM e seguirem as instruções do edital de convocação, que será publicado posteriormente, para os trâmites do processo admissional. “A cada novo ingresso de profissionais aprovados em concurso público, garantimos melhores serviços e atendimentos nas unidades de saúde municipais”, afirmou o secretário.
Concurso
As nomeações foram divididas em dois decretos, abrangendo aprovados para cargos de especialista e assistente em saúde dos editais nº 001 e 002 do concurso público de 2021 da Semsa Manaus. Um decreto nomeou 404 técnicos de enfermagem (233 com regime de 40 horas semanais e 171 de 30 horas) e dois médicos psiquiatras de 20 horas. O outro decreto nomeou 82 profissionais para diversos cargos, incluindo cirurgião-dentista geral, auxiliar em saúde bucal, técnico em saúde bucal, fiscal de saúde farmacêutico, engenheiro de segurança do trabalho, profissional de Educação Física, assistente social geral e administrador geral.
Com essas nomeações, a prefeitura completou o preenchimento das 2.001 vagas previstas no concurso público da saúde municipal, distribuídas em três editais distintos (001, 002 e 003 de 2021). O concurso ofereceu vagas para diversos profissionais, incluindo médicos, fisioterapeutas, técnicos em patologia, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, advogados, analistas de banco de dados, maqueiros, agentes comunitários de saúde, condutores de motolância e de ambulância, entre outros.
As provas do concurso foram realizadas em 2022, com as primeiras nomeações ocorrendo no mesmo ano, após a divulgação e homologação dos resultados.