Matar barata com chinelada pode espalhar bactérias no ambiente, alerta estudo

Foto: Reprodução

É comum que em algum momento de nossa vida deparemos com invasoras nojentas em casa: as baratas. Elas são insetos noturnos que procuram comida em cozinhas, depósitos de alimentos, latas de lixo, ralos e esgotos.


São classificadas como pragas por causa de seus hábitos sujos e pelo mau cheiro. As baratas podem espalhar doenças intestinais movendo-se livremente por ralos, jardins, esgotos e privadas de habitações humanas.

Elas se alimentam de fezes humanas, bem como de comida, e podem espalhar germes que causam doenças. Esses insetos geralmente não são a causa mais importante de uma doença, mas, como as moscas domésticas, podem disseminar germes que causam doenças como salmonelose, disenteria e gastroenterite.

Há quem não tenha coragem de eliminar uma barata, mas também existem aquelas pessoas que simplesmente pegam um chinelo e dão um fim nelas. A chinelada, todavia, não é a forma mais indicada de matar uma barata.

Um documento do Departamento de Saúde de Tulsa, em Oklahoma (EUA), ressalta que esmagar uma barata é uma maneira de matá-la, mas não é o método mais eficaz nem higiênico.

Quando uma barata é esmagada, ela pode liberar seus ovos e espalhar bactérias e outros germes no ambiente. Recomenda-se o uso de inseticidas ou outros métodos, como armadilhas ou iscas (ácido bórico ou terra de diatomáceas), para controlar e eliminar a infestação de baratas.

Essas bactérias liberadas quando se mata uma barata podem, ocasionalmente, provocar doenças intestinais, que vão desde uma diarreia comum até febre tifoide e cólera.

Uma chinelada também não é a garantia de que a barata será definitivamente eliminada. Isso porque elas podem suportar até 900 vezes o próprio peso, por possuírem um exoesqueleto forte.

Especialistas dizem que, se você não destruir esse exoesqueleto, as baratas podem se fingir de mortas e fugir posteriormente.

Como prevenir uma infestação?

Existem vários métodos eficazes para eliminar baratas em uma casa ou um prédio. Isso inclui o uso de sprays inseticidas, pós e iscas.

Os sprays inseticidas podem ser aplicados diretamente nas baratas ou em superfícies onde costumam rastejar. O pó pode ser aplicado em áreas de difícil acesso, como buracos nas paredes e tomadas elétricas.

As iscas podem ser colocadas em áreas onde as baratas provavelmente se alimentam, como atrás de eletrodomésticos e em armários. Também é importante eliminar fontes de comida e água, pois as baratas podem sobreviver por longos períodos sem nenhum dos dois.

É fundamental não deixar restos de comida pela casa e recolher o lixo diariamente. Limpeza regular e saneamento adequado podem ajudar a prevenir infestações.

CorreiodoPovo

Artigo anteriorTerritório, País e Nação – por Gaudêncio Torquato
Próximo artigoCacique Raoni convoca lideranças guardiãs da Mãe Terra para encontro às margens do Rio Xingu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui