Cacique Raoni convoca lideranças guardiãs da Mãe Terra para encontro às margens do Rio Xingu

Líder indígena, Cacique Raoni, convocam todas as tribos a lutar em favor da Mãe Terra - foto: divulgação/arquivo

O Cacique Raoni Metuktire, conhecido mundialmente pela luta por direitos e defesa do meio ambiente, está convocando lideranças para articular o fortalecimento da incidência política do movimento indígena.


“O Chamado do Cacique Raoni – Grande encontro das lideranças guardiãs da Mãe Terra” acontecerá de 24 a 28 de julho na Aldeia Piaraçu, território kayapó em São José do Xingu, Mato Grosso.

Cacique Raoni, candidato ao Nobel da Paz, preside encontro histórico com líderes indígenas – foto: arquivo/divulgação

O encontro vai discutir o marco temporal e a defesa da floresta e, ao final do evento, será entregue uma carta assinada pelas principais lideranças indígenas do Brasil com as demandas e próximos passos.

Dividido em dois momentos, o evento terá um apenas para lideranças indígenas e outro com participação de convidados não-indígenas. Na lista de confirmados estão as ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), e a presidente da Funai, Joenia Wapichana.

Danças no Parque Xingu – foto: arquivo/divulgação

No vídeo enviado aos convidados, Raoni mostra sua preocupação:

“Se nós não cuidarmos da nossa terra e de nossas florestas, se deixarmos desmatar tudo, todos vão sofrer com as mudanças climáticas, com o intenso calor e com a poluição do ar. Faz tempo que eu tenho alertado o mundo, mas é preciso continuar alertando vocês. E é por isso que eu chamo todos vocês, lideranças e autoridades, para juntos firmarmos um compromisso em defesa da Terra.”

O evento também será uma oportunidade de reunir os mais velhos, de jovens e mulheres no território indígena, além de ouvir a sabedoria de lideranças com diversas experiências.

Vídeo de encontro histórico com líderes indígenas no MT, em 3 Fevereiro 2020

Artigo anteriorMatar barata com chinelada pode espalhar bactérias no ambiente, alerta estudo
Próximo artigoEvangélica bolsonarista, candidata de SC é pega vendendo vídeos pornôs com apelido de “Loirinha Safada”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui