O prefeito de Rio Preto da Eva (a 79 quilômetros de Manaus), Anderson Sousa, “decidiu” suspender a realização da Festa da Laranja deste ano. O anúncio foi feito por meio das redes sociais.
O evento iria acontecer no mês de agosto. Segundo a prefeitura, até o momento, a previsão é para o mês de outubro, sem data definida.
O adiamento da festa mais tradicional de Rio Preto da Eva pode ter sido motivado pelo medo que o prefeito tem das ações do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), contra as improbidades administrativas e os gastos exagerados na realizações de Festas nos municípios do Amazonas.
As Festas promovidas pelo prefeito Anderson Sousa tem recebido inúmeras denuncias de superfaturamento e o MP pode impor novas restrições. As mudanças colocam em risco a administração municipal, já combalida por inúmeros escândalos.
Poucos recursos
Esta não é a primeira vez que Anderson Sousa cancela a Festa da Laranja. A justificativa é sempre a mesma: falta de dinheiro.
O prefeito sempre fala em desafios financeiros durante a sua gestão. Os gastos da prefeitura, segundo ele, dificultaram a manutenção de algumas atividades e eventos tradicionais do município.
A população de Rio Preto da Eva lamenta o cancelamento da festividade mais importante por impulsionar a economia e o turismo.
Anderson Sousa garantiu que vai ajustar as contas públicas para não prejudicar os comerciantes de Rio Preto da Eva.