Ministério da Defesa reforça presença militar nas fronteiras entre Venezuela e Guiana

Foto: Recorte

O Ministério da Defesa informou que aumentou a presença militar nas fronteiras da região Norte, em especial nas divisas do Brasil com a Venezuela e com a Guiana. A medida ocorre em meio as tensões entre os dois países vizinhos, que envolve o território de Essequibo.


“O ministro [José Múcio Monteiro] já estava ciente dessa questão […] Inclusive, havia determinado reforço do nosso Exército das nossas fronteiras Norte para garantir nossa soberania”, disse o senador Hiran Gonçalves (PP-RR), que tem acompanhado a situação.

No próximo domingo (3), os venezuelanos vão às urnas em um referendo para decidir se apoiam o presidente Nicolás Maduro na criação de uma nova província chamada de “Guayana Esequiba”.

Se o referendo for aprovado, a Venezuela pretende assumir o espaço territorial e cerca de 125 mil habitantes da região poderão receber a nacionalidade venezuelana.

Essequibo, atualmente administrado pela Guiana, tem uma área de 160 mil quilômetros quadrados, o que representa 70% do território atual do país. Na região, estão reservas de petróleo estimadas em 11 bilhões de barris.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorLula adere o Brasil ao cartel que controla 40% da produção mundial de petróleo do mundo 
Próximo artigoDeputados da Aleam criticam medida que autoriza exploração do Aeroclube pela Infraero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui