Ministro da Pesca exonera superintendente do AM, por insatisfação das colônias

Ministro da Pesca Helder Barbalho/Foto: Divulgação
Ministro da Pesca Helder Barbalho/Foto: Divulgação
Ministro da Pesca Helder Barbalho/Foto: Divulgação

O ministro da Pesca, Helder Barbalho, acaba de exonerar o superintendente da Pesca no Amazonas, Raimundo Nonato, o “Nato”, segundo  informação dada pelo presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas, Walzenir Falcão, agora à pouco ao portal. O ministro atendeu ao pedido das colônias de pescadores do Amazonas, insatisfeitas com a atuação da autarquia no estado.
As críticas contra Raimundo Nonato eram muitas e graves, inclusive, há suspeita de distribuição de carteiras de pescadores para quem não atua na área. A Federação já pediu investigação para apurar a denúncia.


Entre as reclamações dos pescadores artesanais ligados às Colônias de Pescadores dos diversos municípios do Amazonas, está a de que o superintendente passou a desprezar os pescadores ligados as colônias de Pescadores e a priorizar os pescadores ligados ao recente Sindicato dos Pescadores e as associações.

“Conversamos com o Ministro da Pesca, mostramos que a Superintendência da Pesca no Amazonas não estava atuando pela categoria e o ministro nos atendeu e exonerou toda a diretoria”, disse o presidente da Fepesca, Walzenir Falcão.

O presidente da Fepesca está em Brasília e há pelo menos um mês vem se reunindo com o Ministro da Pesca no Distrito Federal, acompanhado do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores , Abraão Lincohn.

Ao tomarem conhecimento da exoneração de Nato, os pescadores da Colônia Z-12 de Manaus, comemoraram a saída do superintendente. Na administração do agora ex-superintendente, os urubus dividiam os espaços do terminal pesqueiro com a população.

Agora a Fepesca deve atuar para brecar e por fim a criação dos sindicatos e associações de pescadores espalhadas pelo interior um ano antes das eleições. Os sindicatos foram criados com o apoio do ex-superintendente do Trabalho no Amazonas, Dermilson Chagas, hoje deputado estadual e pelo deputado federal Silas Câmara.

A nova diretoria da Superintendência deverá ser indicada com o aval da Federação dos Pescadores, das Colônias de Pescadores do Estado do Amazonas e da Federação Nacional. O nome já foi indicado, mas Walzenir só deverá divulgar na próxima quinta-feira, quando retorna a Manaus.

Para Walzenir Falcão, sindicatos e associações não são representantes legítimos dos pescadores, mas tão somente as Colônias de Pescadores.

Artigo anteriorParentes visitam australianos condenados no corredor da morte na Indonésia
Próximo artigoPrograma ‘Minha Casa, Minha Vida’ entrega 500 unidades no Rio Preto da Eva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui