Monumento à Abertura dos Portos passa por trabalho de conservação

Monumento à Abertura dos Portos/Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza a partir desta semana trabalho de conservação no Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas, localizado no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus, em frente ao Teatro Amazonas. Os procedimentos de higiene e limpeza do ícone histórico, já isolado por gradis e telados, iniciam nesta quinta-feira (31), às 11h, com a presença do Secretário de Cultura, Robério Braga.


O serviço de conservação no Monumento à Abertura dos Portos é realizado de forma regular, visando a remoção de sujeira acumulada e a proteção do ícone histórico do Largo de São Sebastião. O procedimento, realizado pela última vez há cerca de quatro anos, abrange a limpeza e a higiene de todo o monumento, produzido em bronze, mármore e granito.

Monumento à Abertura dos Portos/Foto: Divulgação

O trabalho será executado por técnicos da Gerência do Ateliê de Conservação e Restauro do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria de Cultura, sob coordenação de Judeth Costa. A duração prevista é de 15 dias.

O Monumento à Abertura dos Portos foi construído em 1899 e inaugurado no ano seguinte, em comemoração pela liberação dos portos e rios da Amazônia às nações estrangeiras, em 1866. A criação foi do artista italiano Domenico de Angelis (1852-1900), que à época trabalhava na decoração do Salão Nobre do Teatro Amazonas. O material usado na construção foi inteiramente importado da Europa.

 

 

Artigo anteriorInscrições abertas para o Campeonato Amazonense de Futebol de Mesa 2017
Próximo artigoLucas.13.5 – Por Valdir Fachini

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui