Motorista que molhar pedestres pode levar multa

Repórter Artur Bernardi é atingido por água espirrada por ônibus - Foto: TV Globo/Reprodução

Em dias de chuva, o pedestre precisa redobrar os cuidados: além da água que cai do céu, há o risco de ser molhado também por motoristas que passam em alta velocidade em poças e acabam por atingir quem anda pela rua.


Segundo o Código de Transito Brasileiro (CTB), o ato configura infração média e pode render quatro pontos na carteira de habilitação, além de multa de R$ 130,16.

Na manhã desta sexta-feira (6), o repórter da TV Globo Artur Bernardi ficou encharcado após ser atingido pela água jogada por um ônibus, na quadra 708 Norte, em Brasília. Ele fazia uma reportagem sobre um acidente no local quando foi surpreendido.

Código de Trânsito

O artigo 171 do CTB afirma que é infração “usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos”. Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), no ano passado, 23 pessoas foram multadas pelo ato. Em 2018, foram 19 casos.

A aposentada Dilma Souza afirma que passou a esperar os ônibus atrás da parada para evitar o contratempo.

“Eles [os ônibus] passam com muita pressa, jogam água, alguns fazem até de pirraça. Eu mesma já tomei banho.”

De acordo com o diretor de fiscalização do Detran Francisco Saraiva, o flagrante desta sexta-feira pode ser enquadrado em caso passível de multa.

“É uma falta de respeito para com o usuário, para com o cliente. No caso aí, foi o ônibus, que passou jogando água em seus clientes.”

Fonte: G1

Artigo anteriorFunai deverá analisar territórios indígenas no Amazonas
Próximo artigoTraficante é preso com 4 Kg de drogas na Compensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui