Mulheres abraçam simbolicamente o Poder Legislativo

Deputada Conceição Sampaio (PP)/Foto: Divulgação

Deputada Conceição Sampaio (PP)/Foto: Divulgação


As mulheres abraçarão, simbolicamenete, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), amanhã, sábado, dia 8 de março, como parte da programação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), que é presidido pela professora Ísis Tavares, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a partir das 09h00, em ato a ser realizado em frente à sede do Poder Legislativo, na Avenida Mário Ypiranga.

 

Este ano, além de reiterar o combate à violência contra as mulheres, a campanha destaca a participação da mulher na política com o lema “Mais Mulheres na Política para mudar a Política”.

A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), como presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso, e parceira dos movimentos de mulheres, receberá as manifestantes e participará do vento. “É um mês simbólico para as mulheres, mas é um mês de reafirmar o nosso compromisso. E de repassar para a nova geração, que aí já está, a importância dessa luta, que não se encerra no dia 8 de março. É permanente”, enfatizou a deputada.

E destacou que são 104 anos de luta e a intenção é trazer para reflexão o que representa essa causa, essa luta, esse mês. A data foi criada em 1910, com origem nas manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, na Primeira Guerra Mundial, e na morte das operárias de uma fábrica de Nova York.

Ísis Tavares adiantou que representantes dos movimentos sociais e de partidos políticos farão parte do evento. E lembrou que durante o Carnaval, as mulheres participaram da Banda Maria Vem com as Outras, com enfoque para a não violência contra a mulher. A presidente do Conselho citou a socialista Michelle Bachelet, novamente eleita presidente do Chile, que disse: “Quando uma mulher entra na política muda a mulher, quando muitas mulheres entram na política muda a política”; para ressaltar a importância da mobilização do sábado.

Mulher Cidadã

O mês de março tem diversas programações marcadas por parte da Assembleia Legislativa, dos Movimentos de Mulheres e órgãos públicos. Hoje, sexta-feira (07), a Secretaria Executiva de Política para Mulheres (SEPM), vinculada à Casa Civil do Governo do Amazonas, juntamente com os parceiros da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha, está realizando a Ação Mulher Cidadã, com atendimento jurídico e psicossocial, rodas de conversa sobre os direitos da mulher, entre outros serviços, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola,  na Rua Gandu, 119, Cidade Nova I.

A iniciativa tem o objetivo de unir e fortalecer os esforços nos âmbitos municipal, estadual e federal para dar celeridade aos julgamentos dos casos de violência contra as mulheres e garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha. No Amazonas, o acordo de cooperação técnica e adesão à Campanha foi firmado em 19 de junho de 2013 entre a Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres do Amazonas (SEPM-AM), TJAM, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil seção Amazonas (OAB/AM), Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Ministério Público e Aleam.

A Ação Mulher Cidadã da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha terá atendimento Jurídico (separação judicial, dissolução de união estável, pensão alimentícia, petição de guarda, partilha de bens), atendimento psicossocial, rodas de conversa (palestras) sobre direitos da mulher e Lei Maria da Penha, emissão de segunda via de Identidade (RG). Com a participação da Defensoria Pública, Ministério Público, Seas, Sejus, SSP, Sejel, TJAM, Assembleia Legislativa (Comissão da Mulher e das Famílias) e OAB.

Mais Mulheres

Segundo Conceição Sampaio, uma das principais iniciativas programadas pelo Fórum de Mulheres de Partidos Políticos será o lançamento do livreto Mais Mulheres na Política, que tem como objetivo difundir a campanha em defesa da paridade entre homens e mulheres na política. O lançamento da obra está previsto para o dia 28 de março em Manaus, promovido pela Procuradoria da Mulher no Senado, com apoio de todas as parlamentares, com local a ser confirmado.

No dia 21 de março, será a vez de Itacoatiara retomar as atividades da Comissão Municipal dos Direitos da Mulher e das Famílias, por iniciativa da vereadora Cheila Moreira, do Partido dos Trabalhadores (PT) de Itacoatiara, que buscou apoio na capital para intensificar ações voltadas às mulheres e famílias daquele município.

 

Artigo anteriorCorrida da Mulher reunirá mais de três mil homenageadas amanhã
Próximo artigoA Kamélia e o Dia das Mulheres!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui