Municípios de RR registram apagões 10 dias após reinauguração de hidrelétrica

Hidrelétrica de Jatapu - Foto: Divulgação

Dez dias após a reinauguração da Usina Hidrelétrica de Jatapu, moradores das cidades de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, todas no Sul de Roraima, reclamam de apagão e constantes quedas de energia na noite dessa terça-feira (26). As cidades chegaram a ficar sem energia por até 1h30, segundo moradores.

Localizada na zona Rural de Caroebe, Jatapu foi reinauguirada no último dia 16 deste mês após uma obra de expansão dobrar a capacidade de geração de energia da usina, de 5MW para 10MW.

Segundo a Companhia Energética de Roraima (Cerr) o complexo passou a funcionar com capacidade total após 24 anos de criação para atender as três cidades do Sul do estado.

Questionada sobre o apagão e quedas de energia, a Cerr afirmou que as interrupções no fornecimento de energia ocorrem por falta de manutenção na rede de distribuição, serviço de responsabilidade da Eletrobras Distribuição Roraima.

Segundo a Eletrobras, os problemas desta terça (26) foram causados pela queda de uma árvore na rede de distribuição da BR-210, no trecho entre os municípios de São João da Baliza e São Luiz do Anauá.

A estatal também foi questionada sobre os demais dias em que as cidades enfrentaram quedas de energia, mas não explicou o motivo das quedas esporádicas.

Essa situação também foi alvo de reclamação de moradores das três cidades ouvidos pelo G1. Eles afirmam que o problema tem se repetido desde a semana passada.

“Ontem ficamos por mais de uma hora sem luz, além de vários outras pequenas quedas. Mas o problema não foi só ontem, é constante e se repete quase todos os dias”, disse a funcionária de um supermercado Maria Aparecida, de 46 anos, que mora em Caroebe.

Ainda segundo ela, embora os municípios tenham várias quedas de energia, desde a inauguração de Jatapu não havia sido registrado uma falta de energia tão longa como a da noite desta terça (26).

Em São João da Baliza, moradores também relataram problemas no abastecimento. Eles disseram que os períodos sem energia duraram em média 50 minutos, atrelados com várias quedas de energia de 10 a 15 minutos.

Hidrelétrica de Jatapu – Foto: Divulgação

Uma comerciante do município que não quis se identificar disse que recebeu informações de um funcionário da Eletrobras afirmando que os problemas ocorreram por “problemas técnicos na usina”.
Ainda segundo a comerciante, o município também tem registrado quedas rápidas de energia na última semana

“A energia é desligada, mas logo logo volta e normaliza”, disse ela.

Em São Luiz a situação também se repete. Por lá, a aposentada Geovânia Maria, de 61 anos, disse que o problema começou por volta das 19h e só foi normalizado por volta das 23h40.

“Pior quando isso acontece à noite, prejudica o nosso sono porque não tem como dormir no calor e com carapanã”, contou Maria.

Nota da Cerr

A Cerr (Companhia Energética de Roraima) esclarece que eventuais interrupções no fornecimento de energia ocorrem por falta de manutenção na rede de distribuição, serviço de responsabilidade da Eletrobras Distribuição Roraima.

A Usina Hidrelétrica de Jatapu, localizada no município de Caroebe, está operando com capacidade máxima, gerando dez megawatts, algo inédito após 24 anos de funcionamento. Os investimentos do Governo do Estado resultaram em uma geração 25% maior do que o necessário para atender São João da Baliza, Caroebe, São Luiz do Anauá, vilas e vicinais da região.

A obra de revitalização e complementação do complexo energético foi retomada em maio de 2017 e, em menos de um ano, a usina já opera na geração de energia no sul do Estado.

Quando assumiu o governo, em 2015, Suely Campos encontrou o serviço paralisado e com pagamentos em atraso. Após a regularização do contrato, com recursos estaduais, a revitalização para complementação da hidrelétrica pôde ser retomada.

Portanto, a geração de energia não está comprometida. A usina de Jatapu está em pleno funcionamento.
As falhas na rede de distribuição devem ser verificadas junto à Eletrobras.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui