Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” inicia 24ª edição da Operação Acre

Equipe de saúde da Comissão Acre XXIV é composta por 26 militares -Foto: SG-MR Gustavo

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, iniciará a 24a edição da “Operação Acre” no dia 10 de janeiro de 2024. O navio irá desatracar do cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus (AM), com destino ao município de Cruzeiro do Sul (AC), com a previsão de atender de 15 mil a 20 mil pessoas.


Durante a operação, a ser desenvolvida até o dia 17 de maio, serão atendidas as populações de comunidades isoladas dos municípios de Juruá, Itamaraty, Carauari, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, no Estado do Amazonas, e dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, no Estado do Acre, todas localizadas no rio Juruá. Serão oferecidas consultas médicas e odontológicas; exames clínicos e laboratoriais; cirurgias de pequeno porte; pré-natal; exames de mamografia e raio-x; palestras educativas; distribuição de medicamentos; e atenção farmacêutica.

A equipe de saúde é composta por 26 militares, sendo cinco médicos, quatro cirurgiões-dentistas, dois farmacêuticos bioquímicos, dois enfermeiros, oito técnicos em enfermagem, dois técnicos em radiologia médica, dois técnicos em higiene dental e um técnico laboratorial.

Para prestar este apoio à população, o navio é equipado com dois ambulatórios odontológicos com quatro cadeiras; dois consultórios médicos; laboratório para exames; sala de trauma; sala de raio-x; sala de mamografia; enfermaria; sala de vacina; e farmácia, onde será realizada a entrega de medicamentos às comunidades carentes. O navio conta, ainda, com quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. Como diferencial, o NAsH “Doutor Montenegro” possui um equipamento de raio-x com conversor de imagem digital, um mamógrafo e capacidade de comunicações por satélite.

Conheça a História do NAsH “Doutor Montenegro”

O então Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do Governo do Acre, no estaleiro Conave, em Manaus-AM, sendo entregue na cidade de Rio Branco-AC.

Após negociações entre o Ministério da Saúde, a Marinha do Brasil (MB) e o Governo do Estado do Acre, ficou decidido que o navio seria transferido para Marinha por contrato de concessão de uso, celebrado entre a MB e o Governo do Estado do Acre, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus-AM, em 19 de maio de 2000.

O nome “Doutor Montenegro” foi escolhido para o navio como homenagem ao ilustre médico acreano, Doutor Manoel Braga Montenegro. Nascido na cabeceira do rio Liberdade, em 14 de março de 1927, filho de uma família de migrantes cearenses, o médico Manoel Braga Montenegro era um homem simples, de poucas e boas palavras, e sempre disposto ao trabalho. O navio tem como lema a frase “Saúde Sem Limites”.

Artigo anteriorPrefeitura amplia frota do Samu com 16 motolâncias para emergências pré-hospitalares
Próximo artigoMicro-ônibus alternativo é autuado por irregularidade no Distrito Industrial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui