Nível do Rio Acre tem subida repentina e falta 80 mc para a cota de alerta

O nível do Rio Acre subiu de forma repentina nos últimos dois dias. O volume das águas chegou nesta quarta-feira (2), a 11,18 metros na medição das 6 horas. Faltam apenas 80 centímetros para Prefeitura de Rio Branco colocar em ação as primeiras atribuições do Plano de Contingência, que começa quando o rio atinge 12 metros. A cota de alerta, que é de 13, 50 metros.


Na segunda-feira (29), o nível estava em 8,56 metros passando para 9,90 metros na terça-feira (1º). A subida é decorrente da intensa chuva ocorrida os últimos dias na cabeceira do Rio Acre.

Praticamente todo o Estado do Acre foi atingido por 24 horas de chuva de segunda para terça-feira. De acordo com a Defesa Civil foi a maior dos últimos onze anos para o mês de março. Choveu 42% do previsto para todo o mês. A previsão é de que o restante do mês ainda seja de muita água.

O coronel George Santos, da Defesa Civil de Rio Branco, explicou que, embora a cota de alerta seja 13,50 metros, as atribuições do Plano de Contingência são postas em ação logo quando o nível chega aos 12 metros. As primeiras ações, por exemplo, são a mediação de recursos e construção de abrigos para as famílias atingidas pelas águas.

Ele não descarta uma possível enchente levando em consideração de que a previsão é de chuva e de que 32% das enchentes ocorreram no mês de março.

Ano passado, quando o Estado enfrentou a maior enchente da história, o Rio Acre media neste 2 de março, 17,75 metros.

(ac24horas)

Artigo anteriorSTF diz que Tribunais de Justiça não podem fixar salários por ato administrativo
Próximo artigoPaulo Maluf é condenado a prisão por lavagem de dinheiro, em Paris

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui