Nova caravana sai rumo aos EUA

Hondurenhos saem em caravana de San Salvador, nesta quarta-feira (31) — Foto: Reuters/Jose Cabezas

Mais de mil salvadorenhos, entre adultos, jovens e crianças, começaram uma longa jornada a pé nesta quarta-feira (31) com a intenção de chegar aos Estados Unidos, fugindo da violência das gangues e da falta de emprego em seu país.


Uma segunda caravana, de pelo menos 400 pessoas, planejava deixar a fronteira de Hachadura entre El Salvador e Guatemala no decorrer do dia.

As novas caravanas se formam em um momento em que milhares de hondurenhos já atravessam o México na direção dos Estados Unidos e outros grupos de centro-americanos estão tentando entrar no território mexicano.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que as caravanas de imigrantes estão compostas de “bandidos muito ruins”, entre eles “membros de organizações criminosas” e advertiu que “mais tropas militares estão a caminho” para defender a “fronteira sagrada”.

Osman Joel Hernandez, um menino migrante de 6 anos, parte de uma caravana de milhares de pessoas que viajam da América Central — Foto: Hannah McKay/Reuters

“As caravanas estão compostas de alguns combatentes e pessoas muito fortes. Eles lutaram com força e agressividade contra o México na fronteira norte antes de atravessar. Os soldados mexicanos ficaram feridos e foram incapazes, ou não tiveram vontade, de deter as caravanas”, advertiu Trump no Twitter.

Trump ressaltou que soldados das “forças armadas estão sendo mobilizados para a fronteira sul”.

“Muito mais tropas estão a caminho. Nós NÃO deixaremos essas caravanas entrar, que também estão formadas por bandidos muito maus e membros de organizações criminosas, nos EUA. A nossa fronteira é sagrada, e vocês devem entrar legalmente. DEEM MEIA-VOLTA!”, escreveu o presidente americano na rede social.

Sem dar detalhes sobre datas e duração da operação, o Pentágono anunciou nesta terça que enviará soldados adicionais, além dos 5.239 militares que anunciou que mandará à fronteira sul do país, como parte da ordem decretada por Trump.

Migrantes que fazem parte de uma caravana que viaja aos EUA cantam e rezam em parque de Miguel Hidalgo — Foto: Reuters/Leah Millis

A primeira caravana de aproximadamente 7 mil imigrantes centro-americanos, a maioria deles hondurenhos, que pretende chegar aos Estados Unidos, parou em Juchitán, no Istmo de Tehuantepec, no sul do México.

Pela manhã, milhares de imigrantes reiniciaram a marcha a pé partindo de Santiago Niltepec, mas cerca de 500 pessoas, principalmente mulheres e crianças, foram transferidas em dez ônibus de turismo que foram pagos por uma família local com empreendimentos no setor do comércio.

Na segunda-feira, uma outra caravana, formada por aproximadamente 2 mil pessoas, entrou no México pela fronteira com a Guatemala.

Fonte: G1

Artigo anteriorDeputada antipetista vive em apartamento do Minha Casa, Minha Vida
Próximo artigoPrefeito de Manaus manifesta preocupação com fusão de ministérios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui