Novo Airão entra em festa – por Garcia Neto

Praça histórica de Novo Airão - foto: divulgação

Começam logo mais, na conhecida Arena da Alegria, as festividades pela comemoração do 63º aniversário de emancipação política do município de Novo Airão.

Batizado com o nome de “A Natureza Está em Festa”, o Secretário Municipal de Cultura e Eventos, Haroldo do Nascimento Junior, preparou uma extensa programação com variadas atrações culturais, esportivas e celebrações religiosas.

O primeiro grande evento começa às 20h00 de hoje, o dia em que Airão foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 99, de 19/12/1955. Apresentação de vários grupos musicais, competições esportivas na quadra de esportes do Ginásio Municipal, serão os principais atrativos de hoje, que serão complementados com o corte do bolo de aniversário pelo prefeito Frederico Junior e a esperada queima de fogos pelos airãoenses. Para amanhã, quinta-feira, as atrações prosseguem com a Noite Gospel.

Praça histórica de Novo Airão – foto: divulgação

O prefeito Frederico Junior sugeriu que fosse dada preferência para as bandas locais, para abrilhantarem as noitadas festivas. Pela programação, a tradicional Banda Atrium, encerará a programação do dia. As comemorações seguem até sábado (22), dia do encerramento com a apresentação das agremiações Peixe-Boi Anavilhanas e a Peixe-Boi Jaú.

O prefeito Frederico ressaltou que as atrações da Arena da Alegria são para todas as idades, que vão desde o futebol para crianças e recreação com brinquedos infláveis, a palestras relacionadas a saúde preventiva da população.

O prefeito reforça a importância da ocupação da Arena da Alegria pela população e visitantes, porque reforça a importância dos valores socioculturais e da divulgação do município para o resto do país. Nota da Redação O Novo Airão está localizado na Região Metropolitana de Manaus.

Secretário Municipal de Cultura e Eventos, Haroldo do Nascimento com o prefeito Frederico Junior – foto: divulgação

Dentro do município de Novo Airão se encontra o Parque Nacional de Anavilhanas, área federal de proteção integral que engloba um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com mais de 400 ilhas, centenas de lagos, rios afluentes e igarapés – todos ricos em espécies de vegetais e animais.

A história de Novo Airão está fortemente ligada a Velho Airão, uma cidade fantasma da qual parte de seus colonizadores são originários. É conhecida por suas praias fluviais de areias brancas e pela fabricação de barcos. Destaca-se pela beleza da cidade e riqueza natural. Debruçado à margem do rio Negro, um dos mais ricos e importantes ecossistemas da Amazônia.

*Garcia Neto jornalista e professor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui