
O prefeito cassado há mais de 45 dias continuava assinando despachos, deliberando recursos, cometendo crimes de responsabilidade e viajando com diárias pagas pelo erário e talvez, quem sabe, utilizando de recursos públicos para pagar os “custos” e tentar se livrar da inevitável inelegibilidade, mas finalmente, nesta sexta-feira, 06, por decisão do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador João de Jesus Abdala Simões, determinou o afastamento imediato de Wilton Pereira dos Santos e Antônio Tiburtino da Silva, respectivamente Prefeito e Vice-Prefeito do município de Novo Airão.
Simões decidiu ainda que o presidente da Câmara Municipal de Novo Airão , Rosivaldo Souza dos Santos (Maçarico) assuma a prefeitura até o TRE organizar nova Eleição Suplementar. A data ainda vai ser marcada.

Os dois estavam cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde o dia 17 de maio, mas continuavam na prefeitura do município porque nem o juiz eleitoral local nem o TRE-AM determinava o afastamento.
Primeiro o TSE demorou a publicar o acórdão da cassação, depois nova demora em enviar esse acórdão ao TRE-AM, e por último, o juiz eleitoral, mesmo com o acórdão da corte superior em mãos, entendeu que ainda não tinha em mãos “ordem expressa” para afastar Wilton e Tiburtino da prefeitura. Foi necessário pedido do Ministério Público Eleitoral da 34ª Zona Eleitoral para desenrolar esse imbróglio político.
A população de Novo Airão já vinha manifestando inquietação com a presença dos cassados na prefeitura, agindo como se nada tivesse acontecido. Finalmente o povo está se sentido livre para poder escolher um novo prefeito e vice para poder dar estabilidade política no Município e começar a executar os trabalhos para a cidade.
Novas eleições
Mesmo ainda não tendo data confirmada, mas já foi dada a largada para a campanha na eleição suplementar do novo prefeito de Novo Airão
Existe muitas articulações e conversas políticas no município mas é quase consenso do favoritismo de Frederico Junior (MDB), que ficou em segundo lugar com 1.951 votos representando 22.73% e continua mantendo a mesma base eleitoral.
Frederico Junior vem conversando com os outros lideranças politicas, que disputaram as eleições e ficaram em 3° e 4° lugar respectivamente, Baliza do PPS e Kleber Bechara da REDE, se conseguir fechar acordo político com uma dessa liderança é quase certo sua vitória, podendo ampliar sua aliança com a organizações dos agricultores familiares, pescadores artesanais e indígenas.