O Partido Verde sai ganhando com a abertura da Janela Partidária

Médico Miguel Carrate, pré-candidato a deputado estadual pelo PV - foto: facebook

Depois do período em que a janela partidária possibilitou a parlamentares mudarem de partido sem que corressem o risco de perder seus mandatos, conforme prevê a Fidelidade Partidária, o próximo passo será dar sequência ao cumprimento das regras estabelecidas pelo calendário eleitoral deste ano.


Agora, lideranças dos partidos trabalham para a formação das coligações partidárias e, na sequência, as convenções, destinadas a deliberar sobre as coligações e definir candidatos a governador e vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual, que deverá ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Médico Miguel Carrate, pré-candidato a deputado estadual pelo PV – foto: facebook

No processo, a coligação ainda é considerada, pela maioria dos candidatos, como o maior fantasma do sistema partidário brasileiro. Fazer alianças é um muito importante para os partidos, principalmente em um sistema altamente fragmentado, com dezenas de partidos diferentes, só através de acordos com outros partidos é possível se destacar e ganhar terreno na política.

Essa realidade já se impõe nas eleições, em que os partidos criam alianças entre si para aumentar suas chances de obter resultados positivos nas urnas.

Analistas políticos acreditam que, diante de tantos desmandos na política, políticos mais tradicionais do Amazonas se veem ameaçados de perderem o mandato, enquanto suplentes e candidatos com trabalhos sociais bem solidificados acreditam que o momento é favorável para uma boa coligação. Afinal, as coligações são uma forma de partidos unirem forças para alcançar objetivos eleitorais comuns.

No recente troca-troca de partido no Amazonas, o PV (Partido Verde) é uma das legendadas que poderá ser beneficiada com o ingresso de políticos de peso, que poderão influenciar no cálculo do famoso quociente eleitoral e fazer, pelo menos, três deputados estaduais. Nos cálculos do médico Miguel Carrate, provável candidato a deputado estadual, mesmo coligando o PV poderá “chegar lá, fazendo pelo menos três deputados estaduais, além de mim, a reeleição do deputado Dr. Vicente Lopes e o ex-deputado estadual Dom Marques Mendonça, pelo município de Itacoatiara.

Nas eleições de 2014, Miguel Carrate teve 15.687 votos e nas eleições de outubro vai concorrer representando o município de Novo Airão, onde tem domicílio eleitoral.
Os vereadores Davi Reis e Professor Fransuá permaneceram no Partido Verde, enquanto a legenda ganhou nomes de peso, como Orlando Cidade, Dom Marques Mendonça, Vicente Lopes e o empresário Roberto Cidade.

Por Garcia Neto

Artigo anteriorDupla assalta casa lotérica e leva mais de R$ 140 mil
Próximo artigoPerda de favoritismo e fragilidade do governo está derrotando Amazonino Mendes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui