O que há de errado em ser atleta, cantor, evangélico e prefeito ao mesmo tempo?

Prefeito sobe ao palco para cantar clássicos de Renato Russo – foto: reprodução/vídeo

Em véspera de ano eleitoral, é comum o aumento de disparos contra quem ocupa cargos públicos, políticos e postos chaves nos órgãos de governo


O atual prefeito e pré-candidato à reeleição para a Prefeitura de Manaus, David Almeida, não está isento de olhares críticos e nem de comentários maliciosos. Frequentemente, ele tem sido exigido pelas suas aparições em eventos esportivos, evangélicos, administrativos e, agora, como cantor de Rock.

Uma parcela sisuda da sociedade, que acredita em políticos barrigudos, rodeados de seguranças, de discursos prontos e repetitivos, com máscara de sério, forjado pelo coronelismo, com penteado e maquilagem próprios para as lives das redes sociais, ainda tem a preferência de poucos resistentes às mudanças sociais e políticas no País.

Aos 54 anos, David Almeida, tem forte atuação presencial comunitária, frente à Prefeitura de Manaus. Além disso, mostra ser um cidadão como qualquer outro, que tem hábitos considerados absolutamente normais para um homem de idade mediana e com resistência atlética.

Em eventos públicos, o prefeito já foi visto andando de Bike, cantando, praticando esportes, correndo maratonas no Brasil e no exterior.

David Almeida é evangélico da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Por causa do seu despreendimento, ele tem sido duramente criticado, tanto por não usar terno e gravata nas suas andanças pelas periferias de Manaus, como também, por não ‘orar dia e noite’.

Cantando para multidões

Visto pelo ângulo de uma sociedade ‘moderna’, do século XXI, nenhuma dessas aparições públicas carrega algo que possa desmerecer a pessoa do prefeito, tampouco, pode gerar algo que diminua a competência do gestor público e político.

Se cantar em um palco para uma multidão fosse sinônimo de incapacidade, outros prefeitos do interior do Amazonas, ou até mesmo de outras cidades brasileiras, deveriam deixar os seus cargos tão importantes para parcela significativa da sociedade.

Prefeito Anderson Sousa em eventos no município de Rio Preto da Eva – foto: reprodução/vídeo

Um exemplo de prefeito cantor, é o de Rio Preto da Eva (a 79 quilômetros de Manaus), Anderson Sousa. O gestor também costuma ‘soltar a voz’ em rápidas apresentações nos palcos e eventos do município e, mesmo assim, é considerado um dos melhores prefeitos do interior do Estado.

Pesquisas apontam

Recente pesquisa indicou que a gestão de David Almeida frente à Prefeitura de Manaus é aprovada por 67,3% dos entrevistados.

Criado no Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus, David tem buscado incentivar o lazer da região. O bairro onde ainda hoje mora, conta com diferentes projetos esportivos e de lazer.

Em 2020, David Almeida foi eleito prefeito de Manaus com mais de 466 mil votos. À época, ele já era bastante conhecido tanto no meio esportivo, quanto no cenário cultural da cidade, além, claro, de sua vasta atuação política.

David foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, sendo eleito pela primeira vez em 2006, com 7.569 votos. Foi reeleito em 2010, com 24.479 votos. O terceiro mandato foi conquistado nas eleições de 2014, com 24.189 votos.

Ele também ocupou o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para o biênio 2017/2018.

Em 2017, foi governador interino do Amazonas. 

E os outros? … Bem, eles falam, comentam e continuam esperando a batelão passar.

Artigo anteriorIpaam alerta para o fim do Defeso Florestal no dia 15 de maio
Próximo artigoMPF investiga esquema de ‘revalidações ilegais’ de diplomas estrangeiros no governo do Bolsonaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui