O vídeo é antigo, mas as exigências dos Metalúrgicos sobre alimentação na Sumidenso é atual

Valdemir Santana e técnicos da Anvisa vistoriando o refeitório da Sumidenso - foto: divulgação
“Não basta seguir a lei no papel, queremos profissionais qualificados para garantir que as refeições atendam às reais necessidades de quem sustenta essa empresa”, sustentou Valdemir Santana, durante vistoria à empresa Sumidenso.
Vídeo com uma denúncia anônima, compartilhada por funcionários da Sumidenso, viralizou nas redes sociais no último final de semana, expondo supostas condições precárias do refeitório. A empresa opera no bairro Aleixo, zona Leste de Manaus.
Os trabalhadores anônimos reclamam de falta de higiene, alimentos em estado inadequado para consumo humano e estrutura física degradada. Os trabalhadores preferiram manter anonimato por medo de represálias, mas buscaram o apoio da mídia para tentar  pressionar a empresa por melhorias.
Mobilização
Diante das denúncias, Valdemir Santana, esteve na Sumidenso para vistoriar o local e se reunir com a direção da empresa. Ao mesmo tempo, técncios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também estiveram no refeitório, atestando a qualidade dos alimentos dentro dos padrões exigidos.
No entanto, Santana destacou que o laudo não anula as reclamações dos trabalhadores. “Não basta seguir a Lei no papel, queremos profissionais qualificados para garantir que as refeições atendam às necessidades de quem sustenta essa empresa”, reforçou.
Santana destacou ainda, que a Anvisa cumpre seu papel, mas a alimentação vai além da qualidade técnica dos alimentos. “É preciso garantir variedade, equilíbrio nutricional e um ambiente adequado para que os trabalhadores se alimentem dentro dos padões exigidos pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”, justificou.
Exigências à Sumidenso
1. Reforma imediata do espaço físico do refeitório;
2. Fiscalização rigorosa da higiene e manipulação dos alimentos;
3. Treinamento contínuo para funcionários do setor de alimentação;
4. Garantia de que não haverá retaliação aos denunciantes;
5. Contratação de nutricionista para acompanhamento permanente.
Compromisso histórico com os trabalhadores 
Valdemir Santana orienta os funcionários a documentarem irregularidades por meio de fotos, vídeos e relatos enviados aos canais oficiais do sindicato, assegurando sigilo e proteção contra demissões injustas.
O Sindicato aguarda posicionamento da Sumidenso até o final desta seman. Caso não haja respostas, a entidade trabalhista tomará medidas enérgicas, inclusive abertura de processos trabalhistas coletivos e notificação ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
Com texto de Alinne Bindá – Assessoria de Comunicação da Presidência

Artigo anteriorPrefeitura de Itapiranga e MP selam parceria para melhorar atendimento ao cidadão
Próximo artigoEsquema de fraude na merenda escolar foi montada na época de Arthur Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui