Operação ‘Natal Legal’, da Secretaria de Justiça e do Procon começa amanhã(24), em Manaus

Fiscalização do Ipem/AM/Foto: Divulgação
Fiscalização do Ipem/AM/Foto: Divulgação
Fiscalização do Ipem/AM/Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, através do Programa Estadual de Proteção e Orientação de Defesa do Consumidor (Procon-AM), firmou parceria com a  Ouvidoria Municipal e seu Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon-Manaus) com a finalidade de desenvolver ação de fiscalização no período natalino.

A ação “Natal Legal” terá início amanhã, segunda-feira (24), com o intuito de fiscalizar fixação de preços, diferenciação de preços em dinheiro e cartão, a obrigatoriedade do exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), troco, armas de brinquedo e a emissão de Nota Fiscal.


De acordo com a diretora-pr amnhãesidente do Procon Amazonas, Janaína Sales, é de responsabilidade dos órgãos de defesa do consumidor fiscalizar e e exigir que sejam praticados os direitos do consumidor. “O comerciante tem por obrigação observar as regras contidas nas legislações consumeristas, evitando assim a aplicação das sanções previstas tanto no Código de Defesas do Consumidor-CDC quanto nas legislações estaduais e municipais. Com a adoção de tais práticas quem sairá ganhando é o consumidor amazonense”, ressalta.

O período de fiscalização será de 24 de novembro a 19 de dezembro. Caso o consumidor tenha dúvidas ou reclamações, ele deverá ligar para os números 0800-092-0111, 3215-4002 e 0800-092-1512 ou ainda se encaminhar a um dos balcões de atendimento dos Procons.

“Serão quase 20 dias que as equipes dos dois órgãos estarão fiscalizando os principais shoppings e centros comerciais da cidade de Manaus, mas o nosso principal fiscal é o consumidor”, explica o ouvidor do Município, Alessandro Cohen.

Endereços:

Procon Amazonas – Av. André Araújo, 1.500  – Aleixo.
Procon Manaus – Rua São Luiz, 416 – Adrianópolis.
PAC da Galeria dos Remédios – Rua Miranda Leão, s/nº – Centro.
PAC Compensa – Av. Brasil, 1325- Compensa I.
PAC Educandos – Av. Beira Mar, s/nº – Educandos.
PAC da Galeria Espírito Santo – Rua Joaquim Sarmento esquina com Rua 24 de Maio, s/nº – Centro.

Artigo anteriorTerremoto na China deixa quatro mortos e 54 feridos
Próximo artigoLíder do PT no Senado é acusado de fraudes na Petrobras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui