
Acordo inédito de cooperação técnica firmado na última segunda-feira (20), entre o principal terminal portuário do Amazonas – Grupo Chibatão, e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), permitirá que pela primeira vez na Região Norte, sejam realizados cursos teóricos e práticos de capacitação e qualificação profissional para operadores de empilhadeira de grande porte, de guindaste portuário e de operadores de guindaste RTG, atualmente, só ministrado no Sudeste do País.
A parceria tem duração de doze meses e a previsão é que sejam realizados dois cursos/especializações, em média, por mês, com os melhores alunos automaticamente selecionados e contratados no próprio Porto Chibatão e nas demais empresas que integram a companhia.
As aulas começam no dia 10 de fevereiro (operador de RTG) e as inscrições custam entre R$ 700 e R$ 1.300.
Com carga horária de 60 horas de aula, as atividades teóricas (20 horas) acontecem na sede do Senat no bairro Jorge Teixeira (Zona Leste) e as atividades práticas acontecem no Porto Chibatão, na Colônia Oliveira Machado (Zona Sul), que irá ceder espaço físico e os equipamentos, alguns dos quais exclusivos na Região Norte, como os guindastes RTG. Todos os alunos receberão certificados emitidos pelo Senat.
O gestor do terminal portuário, Jhony Fidelis, destaca que o projeto é uma iniciativa 100% privada e que a demanda por profissionais nestas áreas é crescente, uma vez que os horários de funcionamento do porto foram ampliados desde outubro passado.
“Mesmo sem o apoio dos órgãos públicos, procuramos aprimorar nossas operações, valorizando o trabalhador amazonense sem precisar contratar profissionais em outros estados e até no exterior”, avalia Fidelis.
As inscrições para as primeiras turmas já estão abertas na sede do Senat (av. Autaz Mirim, 10.118, bairro Jorge Texeira) ou pelo telefone (92) 2123-4163.