Os nomes estão postos para as eleições em Japurá e Manacapuru, avalia Moisés Maciel

Cidade de Japurá, vista do alto - foto: reprodução

Eleição 2020 está próximo e a corrida para chefe do executivo está acirrada em todo o país, no Amazonas não é diferente, em vários municípios já estão com seus candidatos a eleição e à reeleição postos à mesa e à escolha nas comunidades.

Estivemos conversando, ouvindo opiniões e ‘zunzunzuns’ em comunidades, grupos religiosos, bares e campos de futebol e constatamos uma coisa; a ansiedade pela mudança é grande.

Japurá

No menor município em números de habitantes do Amazonas, Japurá, notamos um enorme anseio pela renovação, a antipatia pelo atual gestão tomou conta do município. A mesmice e a falta de perspectiva em melhorias, deixou grande descontentamento na população nessa gestão.

Professor Vanilson desponta na preferência eleitoral em Japurá – foto: arquivo

Por ser um município distante, as oportunidades demoram a chegar e a má gestão política colabora ainda mais com o atraso social e econômico de Japurá. Uma grande parte da população não acredita mais que algo de bom possa acontecer esse ano, com a atual gestão, por esse motivo, preferem esperar pela próxima administração.

O quadro atual na cidade e nas comunidade de Japurá, fez surgir nomes fortes para a disputa em 2020, em Japurá. Nome como o do Professor Vanilson, se tornou popular por estar envolvido com a educação. Ele fez um bom trabalho quando esteve à frente da Secretaria de Educação na gestão passada, junto com seu irmão o vereador Máximos mais conhecido como ‘Nena’. Ambos apoiam times de futebol e a cultura local, tanto na Sede do Município como nas comunidades, Acanauí, Vila Bittencourt que fica na fronteira com a Colômbia.

Prefeitura de Japurá precisando de uma reforma administrativa urgente – foto: arquivo/divulgação

A região Auti Paraná é formada por 12 comunidades e Apaporres que é uma das maiores comunidades indígena. Essa pré-disposição em se deslocar nessas localidades longínquas tornou o Professor Vanilson uma pessoa muito popular e sem falar que ele e seu irmão são apresentadores dos Bois Bumbás Gitinho e Vira Mundo a maiores festas cultural de Japurá.

Outros nomes

Vanilson sai fortalecido, mas é seguido na preferência pelo ex-prefeito Guedinho, mesmo ele apresentando um forte quadro de rejeição pelo apoio dado à atual Prefeita. Outros nomes como o Raimundo Quebra Chave, não aparecem com muita convicção diante dos eleitores. Da mesma forma, se apresenta Elionei e Regildo Guedes.

Manacapuru

Em Manacapuru a situação é oposta, conversas em pequenas comunidades alguns nomes foram listados para esse pleito político, entre eles o do Beto D’Ângelo que é o atual prefeito.

Beto D’Ângelo aparece na frente na corrida eleitoral para Manacapuru – foto: arquivo

D’Ângelo foi o mais lembrado entre todos, o motivo: a sua participação efetiva no desenvolvimento das comunidades, o exemplo disso é o ramal do Arapapá e Bela Vista onde foram pavimentados 08 quilômetros em concreto armado.

As obras fizeram a diferença entre os agricultores que sempre sofreram com o descasos de gestões passadas. A luta para escoarem suas produções agrícolas ganha outra realidade, os trabalhadores rurais estão assistidos e a prova cabal de que quando o poder público quer fazer algo para o povo, ele consegue, e um dos responsáveis por isso é o ouvidor do município Almir de Paula.

Paula faz um bom trabalho ouvindo os anseios da população nas comunidades e isso tem dado resultados positivos para a aceitação de Beto D’Ângelo e à sua candidatura à reeleição. Outros nomes como o dos ex-prefeitos Ângelo Figueira e Tororó, também foram lembrados em conversas de beira de barranco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui