
Com o poder da palavra, o vereador Cláudio Proença discutiu no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (29), os principais problemas que o Sistema Municipal dos Transportes Urbanos (SMTU), enfrenta na capital.
De acordo com o vereador, existe competência na administração, porém faltam investimentos sobre a questão de infraestrutura, para que haja maior resposta à sociedade.
Ele enfatizou que o sistema municipal está falido e precisa de investimentos para que volte a funcionar de forma correta. “Eles não tem veículos adequados, efetivo pequeno e entre outros problemas que precisam sentar com o prefeito e dialogar”, disse.

Aproveitando o assunto, o vereador Marcel Alexandre (PMDB), que recentemente esteve no cargo, ressaltou que a falta de fiscalização correta por parte da SMTU, deve-se a constantes ameaças que a categoria sofre.
Segundo o vereador, já houve um pedido de reforço policial durante os atos de fiscalização. “Existem muitas situações que impedem o órgão de trabalhar da forma mais correta. Entre eles também está a crise, pois o transporte clandestino alimenta famílias. Eles precisam de apoio”, disse.
Aproveitando do assunto, o vereador Jaído dos Rodoviários (PC do B), citou o caso de um dos transportes alternativos que sofreu um princípio de incêndio. Ele explica que a falta de renovação de frota e fiscalização, põe em risco a vida das famílias que dependem deste transporte.
Jaído ainda destacou que há mais de 10 anos não há uma troca de frota, já que os que ganharam a licitação, haveria um acordo de mudança a cada cinco anos. “O sistema está sucateado! Precisamos de mudanças rápidas, antes que algum pai de família morra. Não podemos aceitar o retrocesso!”, disse.
Para finalizar o assunto, o vereador Chico Preto (PMN), lembrou que o assunto já foi discutido na comissão de Transporte da casa e que o assunto deve voltar a pauta.