Colunas Max Diniz

Os Sentidos do Corpo – por Max Diniz Cruzeiro

Neuro cirurgião Max Diniz Cruzeiro (DF)
Avatar
Escrito por Redação II

A modalidade sensorial capaz de receber informações sobre diferentes partes de um corpo e que possui diversas submodalidades (tato, dor, propriecepção, termossensibilidade,…) é conhecida como somestesia. Essas informações colhidas podem ser utilizadas para se tornarem sensações, percepções para a coordenação de motricidade e/ou funcionamento interno.

Compõem o sistema somestésico: um subsistema exteroceptivo, outro proprioceptivo e interoceptivo.

O subsistema exteroceptivo é rápido, discriminativo e de representação espacial da superfície detalhada (a submodalidade principal é o tato). Seus receptores estão situados na pele e na mucosa. Os seus neurônios de primeira ordem estão no gânglio periférico e os de segunda ordem no tronco encefálico; os neurônios de terceira ordem estão no tálamo somestésico do lado oposto. E os neurônios de quarta ordem estão no giro pós-central do córtex cerebral. As ordens podem ser percebidas por transformações diferenciais na cadeia neural na propagação do sinal dentro do sistema cerebral.

O subsistema proprioceptivo é rápido e informa o cérebro sobre músculos e articulações. O sistema interoceptivo fornece uma noção do estado funcional do corpo (bem-estar ou mal-estar). Ele é responsável pela orientação motora. Seus neurônios primários estão no gânglio periférico, os neurônios de segunda ordem podem ser encontrados na medula (projeção do tálamo e do cerebelo), a consciência e a inconsciência se projetam na percepção deste modelo para desencadear ações rápidas e dinâmicas.

Neuro cirurgião Max Diniz Cruzeiro (DF)

O subsistema interoceptivo reúnem informações dolorosas, térmicas e metabólicas para tecidos e órgãos. Os seus neurônios de segunda ordem estão situados na medula sob a lâmina I, levando axônios ascendentes para medula e tronco encefálico, para passar pelo tálamo e córtex insular e cingulado responsáveis pela geração das emoções.

A organização somatotópica das vias aferentes e das sinapses são responsáveis por organizar a localização espacial, criando um mapa ordenado das representações do corpo. O mapa é menos catalogável ou identificável como uma medida de impressão para o subsistema interoceptivo.

O córtex cerebral é responsável pela discriminação dos estímulos que ativam o sistema somestésico que, ao ativar as submodalidades de toque, pressão, temperatura, movimento, … começam, segundo Lent, nas áreas que compõem o giro pós-central (3a, 3b, 1, 2 e S2); onde cada área possui um mapa somatotópico.

Uma submodalidade muito importante é a dor, porque ela é um forte sinalizador da proteção e sobrevivência de um indivíduo. Os mecanismos analgésicos endógenos conhecidos como vias aferentes e vias descendentes (vias eferentes) permitem o controle da transmissão sináptica na medula.

Fraternalmente,

Max Diniz Cruzeiro

LenderBook Company

www.lenderbook.com

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.