No ano de 2014 foram registrados aproximadamente 4 mil casos de roubo e furto de veículos no Pará. Durante o ano, 11 operações foram realizadas pela polícia para desarticular as quadrilhas especializadas nesse tipo de crime. Segundo informações da polícia, pelo menos metade dos carros roubados foram recuperados.
Até o mês de novembro, 54 pessoas foram presas acusadas de fazer parte de quadrilhas. A polícia conta que a maior dificuldade é encontrar os veículos, já que a grande parte vai para o interior do estado e para outras regiões do Brasil.
Durante as investigações, a polícia descobriu como os criminosos agem. O esquema funciona com os ‘intermediários’, que fazem o recrutamento de ladrões para roubar os veículos, o intermediário também é responsável pelas adulterações em geral, como falsificação de documentos e placas antes que o veículo seja vendido.
A arquiteta Érica Souza, teve seu carro roubado e conta que estava saindo de casa quando foi surpreendida por um assaltante, no início do mês de novembro. “Eu olhei para um lado e para o outro e não vi ninguém, andei rápido para o carro e o abri de longe, quando eu abri a porta o ladrão surgiu e já me pegou e me empurrou no carro, pediu a chave, pegou minha bolsa, entrou no carro e foi embora”, lembra a arquiteta.
Dez dias após o assalto, o carro foi encontrado em Marituba, Região Metropolitana de Belém. O veículo estava com pneus trocados, sem o estepe e com alguns pertences do ladrões dentro do carro. Érica conta que depois de ter sido vítima, toma muitos cuidados ao sair. “Fica agora o alerta, o cuidado maior, evitar sair à noite. Eu não queria ter que fazer isso, mas a situação nos obriga”, diz.