A nova edição do boletim Painel El Niño 2023-2024 está disponível no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
A publicação indica que o
fenômeno El Niño alcance o pico de intensidade forte nos próximos três meses e permanência até pelo menos maio de 2024.
Os valores de chuva no Amazonas foram superiores a 100 mm em alguns pontos. Em Roraima, sudoeste do Amazonas, leste do Acre e sul do Rio Grande do Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuva acima do normal.
Na Região Norte, a vazão no rio Madeira, em Porto Velho, apresentou aumento em dezembro, sendo que em 30 de novembro encerrou a vigência da Declaração de Situação Crítica de Escassez Quantitativa dos Recursos Hídricos no Rio Madeira, emitida pela ANA. Neste mês, a usina hidrelétrica de Santo Antônio voltou a operar dentro dos limites da outorga e foram revogadas restrições de navegação no rio Madeira pela Marinha do Brasil. Entretanto, as vazões naturais nas usinas hidrelétricas Serra da Mesa e Tucuruí, no rio Tocantins, estão 78% e 73% abaixo da média para o mês, respectivamente. Já o armazenamento nos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) reduziu de 60,9% para 56,9% e os principais reservatórios da região Nordeste também perderam armazenamento, atingindo volume equivalente de 41,9%.