Parintinense conquista medalha de bronze nos Jogos Escolares, em Fortaleza

Annifer conquista bronze em Fortaleza/Foto: Divulgação

Quem acha que cientista não tem seu lado desportista está muito enganado, está engano…quem prova isso,  é a parintinense Anniffer Cunha Camarão, de 14 anos, cientista júnior do projeto “Incidências de bullying nas aulas de educação física”, do Programa Ciência na Escola(PCE) da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é um exemplo que o esporte e ciência estão ligados e podem coexistir. A jovem fez parte da delegação de 170 atletas do Amazonas que disputou, em Fortaleza (CE), os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e conquistou medalha de bronze na modalidade de tênis de mesa categoria por equipe.
A disputa ocorreu nesse último fim de semana e reuniu os melhores atletas do Brasil em várias modalidades esportivas. Para Francemary Macedo, gestora do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Glaucio Gonçalves, onde Annifer estuda, a jovem está de parabéns e fez história ao conquistar a única medalha que veio para o interior do Estado. “Não temos um centro de alto rendimento como na capital, mas temos um Ceti que, além de se destacar com os projetos do PCE, também aposta no esporte como ferramenta pedagógica. Ela conseguiu colocar Parintins no cenário do esporte nacional, por isso é um bronze com gosto de ouro”, comentou a gestora.


Nada mal para quem pratica o esporte apenas há um ano e meio. Segundo Annifer, tudo começou de uma simples brincadeira e não imaginava ser tão boa com a raquete ao ponto de ir tão longe. “Comecei a jogar em 2013 mas apenas como brincadeira entre amigos no intervalo das aulas, quando vi já estava participando dos jogos escolares de Parintins, disputando os Jogos Escolares do Amazonas (Jeas) onde fiquei em segundo lugar”, disse a atleta-cientista que tem como ídolo a mesatenista amazonense, Lígia Silva, medalhista Pan-americana e embaixadora do Tênis de Mesa, que também esteve presente no evento fazendo o desafio do saque com os atletas presentes.

Durante a competição em dupla, Annifer juntamente com a atleta Brenda Maceno (de Manaus), disputaram sete partidas com atletas de estados como Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Rondônia entre outros e perderam duas, garantindo o bronze. Já nas disputas individuais, a parintinense não foi muito bem sendo desclassificada nas quartas de finais, nada que tirasse o brilho da conquista e a felicidade de conseguir sua primeira medalha num torneio nacional. “Quero agradecer aos meus amigos e a minha família que acreditaram em mim, ao professor Pedro que foi meu técnico e todos as pessoas que me apoiaram principalmente a gestora da escola que defendo Ceti-Paritins”, disse.

Um pouco mais sobre os Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude, são a maior competição interescolar do Brasil. Para esta edição, foram esperados quatro mil atletas entre 12 e 14 anos que entre os dias 3 a 12 de setembro, disputaram na capital cearense as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

A competição acontece sempre em duas etapas: primeiro para alunos de 12 a 14 anos, realizada agora em Fortaleza, e em novembro, a cidade de Londrina, no Paraná, recebe a edição para jovens de 15 a 17 anos. Além das disputas, os atletas tiveram à sua disposição uma ampla gama de eventos, como o programa sócio educativo e cultural que abrange.

Annifer Cunha(E), bronze, em Fortaleza/Foto: Divulgação
                                  Annifer Cunha(E), bronze, em Fortaleza/Foto: Divulgação
Artigo anteriorJovem morre após brigar com filho de Naldo
Próximo artigoMT: empresário é sequestrado, baleado mas escapa da morte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui