Parlamento Europeu reconhece Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Juan Guaidó - Foto: Divulgação

O Parlamento Europeu reconheceu nesta quinta-feira (31) Juan Guaidó, líder da oposição, como presidente legítimo da Venezuela. A decisão se tomou depois que Nicolás Maduro rejeitou a possibilidade de novas eleições no país, mesmo com o ultimato da União Europeia.


Pelo site oficial do Parlamento Europeu, o órgão reconhece Guaidó como “único presidente interino legítimo do país até que novas, livres, transparentes e credíveis eleições presidenciais sejam feitas, em ordem de restaurar a democracia” na Venezuela.

O órgão também condena a repressão violenta do governo de Maduro às manifestações que acontecem no país desde que Guaidó se declarou presidente, no último dia 23.

Juan Guaidó – Foto: Divulgação

O Parlamento espera que os responsáveis por atos violentos e que desrespeitam os direitos humanos sejam investigados, além de repudiar a detenção de jornalistas venezuelanos e estrangeiros.

Desde o anúncio como presidente interino, Guaidó recebeu apoio dos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Espanha e Canadá. A União Europeia incentivou o diálogo entre as partes, e a Espanha garantiu ajuda humanitária aos imigrantes venezuelanos que procurarem asilo no país. Cuba, China e Rússia apoiam o governo de Nicolás Maduro.

Fonte: R7

Artigo anteriorSSP-AM deflagra operação “Pilar” em bairros da zona norte da capital
Próximo artigoÍndia diz que filha adotiva de Damares foi levada da tribo irregularmente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui