Parlamento Sul-Coreano aprova processo de impeachment da presidente Park Geun-Hye

Presidente Park Geun-Hye, será deposto/Foto^Divulgação

A presidente será formalmente retirada do cargo se seis dos nove juízes do tribubal aprovarem o impeachment. Se isto ocorrer, a Coreia do Sul deverá convocar novas eleições presidenciais em 60 dias.


Entenda o caso

O processo começou a ser cogitado quando a mandatária do país se desculpou publicamente após diversas denúncias de opositores a respeito de a presidente ter recebido orientações de uma pessoa que não faz parte de sua equipe.

O escândalo eclodiu, quando Park Geun-Hye se desculpou publicamente pelo vazamento de vários discursos presidenciais que ainda não tinham sido pronunciados. Os textos tinham sido dados à sua amiga Choi Soon-sil, apontada como uma “cartomante xamã”, que também é suspeita de ter se apropriado de US$ 70 milhões de grandes empresas do país.

Presidente Park Geun-Hye, será afastada/Foto^Divulgação

A conselheira xamânica também teria usado de sua influência junto ao governo para indicar seus próprios aliados para cargos no poder executivo sul-coreano, conforme noticiado pelo jornal The New York Times.

Em outubro, Choi retornou à Coreia do Sul após um período na Europa – onde estava escondida desde que o escândalo veio a público – e pediu desculpas pelos seus “mal-feitos”. O advogado de Choi afirmou que ela responderá a todos os questionamentos a respeito de sua relação com a presidente Park, que agora enfrenta a ira popular em seu país.

Logo após o pronunciamento de Choi, a president Park Geun-hye demitiu o chefe de sua equipe de governo e outros sete assessores, em um esforço para recuperar a confiança da população.

Os assessores demitidos foram flagrados em vídeo transmitido pelo canal local de notícias “Chosun” reverenciando Choi após ela aparentemente ter dado ordens a eles, ainda de acordo com o New York Times.

Também em outubro, pelo menos 10 mil pessoas foram às ruas de Seul, a capital da Coreia do Sul, para pedir o impeachment de Park Geun-hye.(iG/Ansa)

Artigo anteriorLançamento da 8ª edição do Guia Abrasel de Gastronomia do Amazonas
Próximo artigoTribos indígenas isoladas no Acre podem ser destruídas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui