Paulo Onofre resgata os velhos carnavais de Manaus (Alexandre Oto)

A Manaus antiga dos boêmios/Foto/: Acêrvo

Manaus não é mais aquela Paris das Selvas, decantada por saudosistas e poetas da velha guarda. Gente educada e civilizado era o manauara.  Uma cidade linda que saltava do cartão postal pendurada no bico da arara do Hotel Amazonas e do nosso teatro.
Tudo isso era música para os olhos e os ouvidos de um povo que descia a Avenida Eduardo Ribeiro nas batalhas de confete. Dentre tantos foliões saltava a alegria do Brigue da Independência e dos blocos que  faziam   aquela fantástica    festa do povo.


Tudo isso entrou no ralo de uma cidade sem memória, que atualmente valoriza o boi e o forró, esquecendo  as verdadeiras  raízes do império de Momo.
É com salutar pensamento amazônico, que aplaudo o Paulo Onofre, tentar resgatar o sentido do carnaval com o seu concurso de marchinhas da Banda do Jaraqui, dando uma ferroada nos políticos e quadrilheiros da nossa terra.

E já vamos para o segundo ano de festival, valorizando os compositores daqui e os nossos interpretes como Américo  Madrugada, Aguinaldo Samba, Adal Silva, Celestina, Wanderley Brandão, Léo Santos, dentre outros  e que dão um colorido especial a referida festa. Afinal de contas embora a lesera baré continue valorizando o fútil, como dizia o grande crítico Artur Engrácio, o festival de marchinhas salva a pátria, a arte e o carnaval amazonense.

Este ano o II – Festival de Marchinha será realizado no dia 12 de dezembro no Club Ao Mirante, no bairro de Santo Antonio.

Premiação:
1º Lugar Rs 2.000,00
2º Lugar Rs 1.000,00
3º Lugar Rs     500,00
Manaus passa e se embrutece.  Estamos perdendo as raízes e daqui a pouco perderemos também a identidade  cabocla.  Valeu Paulo Onofre. E tem mais uma coisa ele é paraense.’(Alexandre Otto, Poeta é membro do Clube da Madrugada.)

Artigo anteriorAtentado que matou governador do Iémen, reivindicado pelo EI
Próximo artigoA greve dos transportes rodoviários de Manaus está mantida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui