Pesquisa revela que 41% dos europeus trocam de marca devido à embalagem

Foto: Divulgação

São Paulo – O Instituto de Embalagens promoveu a segunda edição do Pack Trends, evento destinado a profissionais da indústria de bens de consumo e embalagens, que trouxe importantes insights sobre o mercado atual e futuro. Com participação de palestrantes nacionais e internacionais, o evento abordou diversas tendências e inovações no setor, incluindo embalagens de vidro, papel cartão, compostos plásticos, cores e aditivos especiais.


A diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Camilo, destacou as tendências para o ano de 2024, enfatizando a importância da sustentabilidade, estilo, saúde, segurança e conveniência nas embalagens. Camilo ressaltou também a mudança de perfil dos consumidores, citando a demanda crescente por diversidade e preocupações como veganismo, especialmente entre os millennials. Além disso, a diretora observou o aumento do interesse da população idosa por produtos específicos, como alimentos e produtos de higiene pessoal.

No âmbito internacional, a Pro Carton – The Association of Carton and Cartonboard Manufacturers, apresentou uma pesquisa reveladora durante o evento. Segundo o estudo, 41% da população europeia já trocou de marca devido à embalagem, sendo que a reciclabilidade exerce um forte impacto na decisão de compra. A pesquisa foi conduzida em cinco países europeus, abrangendo mais de cinco mil consumidores.

Benjamin Trent, consultor da Smithers Pira, compartilhou dados otimistas sobre o mercado global de embalagens, informando que movimentou US$ 1,2 trilhão em 2023, com previsão de crescimento de 3,6% entre 2023 e 2028. Destacou-se também a significativa participação da Ásia-Pacífico nesse mercado, representando 40% do total, com embalagens industriais e de transporte respondendo por 43% das vendas globais.

O consultor do Glass Packaging Institute, Bryan Vickers, revelou que 92% dos consumidores americanos preferem produtos em embalagens de vidro, com destaque para a categoria de bebidas, principalmente cervejas, que representam 46% do mercado de garrafas de vidro.

Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada à LyondellBasell, uma das principais empresas globais nos setores de refino, química e plásticos. A empresa foca em inovações para embalagens mais leves e flexíveis, visando à melhoria da segurança alimentar. Durante a visita, foram apresentados os processos de produção, desde a preparação da matéria-prima até a expedição do produto acabado.

O evento contou com o apoio da FuturePack e da LyondellBasell, e reuniu palestrantes renomados como Assunta Napolitano Camilo, Winfried Muehling, Benjamin Trent, Bryan Vickers e Roberto Castilho, proporcionando uma experiência rica em conhecimento e networking para os participantes.

 

Artigo anteriorDenúncia: prefeito de Rio Preto da Eva não explicou onde foram aplicados mais de R$ 8 Milhões do Fundeb
Próximo artigoCanutama e Tapauá devem instalar ações contra arboviroses

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui